23 setembro, 2013

A Caravana da Saúde inicia ações nos bairros de Barra do Corda


A atitude de cada cidadão é decisiva para mudar a realidade do atendimento público em relação à saúde no Brasil. Essa foi a principal conclusão deste primeiro dia de ações da caravana da saúde em Barra do Corda. Neste dia 20 de setembro, uma estrutura montada na escola Unidade Integrada José Araújo Bezerra, articulada pelos profissionais da saúde do município atende os moradores do bairro Vila Alvorada. A Caravana da Saúde é composta de aproximadamente 40 profissionais, todos voluntários que buscam devolver cidadania a pessoas carentes do município de Barra do Corda. 

Os profissionais são desde médicos de varias especialidades como clínico geral, ginecologistas, psicólogos como também  enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, terapeuta ocupacional, e uma equipe de odontologia que alem de aplicações de flúor, limpeza de língua e escovação,os moradores puderam contar  um laboratório de análises clínicas, técnicos que aferem pressão arterial e glicemia, e a farmácia que doa todos os remédios prescritos durante a caravana, Estima-se o atendimento de mais de 300 famílias, e no total de mais de 600 consultas foram realizadas hoje, número consideravelmente relevante, que não vai sanar os problemas da saúde,pois é notório que  resolver os problemas em sua totalidade é uma tarefa árdua e continua, mas vai diminuir as filas nos hospitais em busca de atendimento. Logo após as consultas e exames todo o público presente pode se alimentar com o lanche oferecido pela equipe.


Segundo o prefeito Eric Costa, essa iniciativa é uma forma de amenizar as carências da sociedade Barra-cordense, mas que a meta é conseguir em seu governo cuidados mais extensos a saúde em todo o município. “E com esse desafio, foi realizada com imenso sucesso a primeira atividade desta ação ,com a participação maciça da população que prestigia, vem e aprova a iniciativa. Agradecemos a todos que nos ajudaram a realizar a Caravana – a Prefeitura de Barra do Corda, a Secretaria de Saúde e todos os profissionais envolvidos que se doaram a participar deste momento nos possibilitando levar esse benefício pra nossa comunidade, só tenho a dizer muito obrigado e vamos continuar, esse projeto será constante levando a saúde mais perto da população barra-cordense.”, disse Eric Costa.

Esteve presente admirando de perto o projeto o presidente da Câmara o vereador Gil Lopes, os vereadores Alcenor Nunes, Eteldo e Fátima Arruda, os secretários municipais Hadroldo Cunha do Meio Ambiente, Jaine Milhomem da Assistência social, e Wilson Silva da Comunicação todos atenciosamente acompanhados pelo Secretário de Saúde Alexandre Miranda.

Essa é mais uma importante ação que está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Barra do Corda. Os profissionais estão se doando para dá cobertura a Zona Urbana e Rural do Município. A Caravana da Saúde visa visitar todas os bairros do município levando uma saúde de qualidade e humanização para os moradores de Barra do Corda.

ASSECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário