17 setembro, 2013

Barra do Corda participa da I Capacitação do Projeto Educando com a Horta Escolar e gastronomia

A Secretaria Municipal de Educação participou da I Formação do Projeto Educando com a Horta Escolar e Gastronomia através do Centro de Excelência em Turismo - Universidade de Brasília Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - Ministério da Educação. A capacitação aconteceu na Universidade Federal do Maranhão – Os participantes devem ser agentes para dinamização da Alimentação Escolar no espaço educativo a partir da Gastronomia e Sustentabilidade.
.
O Projeto Educando com a Horta Escolar (PEHE), hoje denominado “Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia (PEHEG)– Formação de agentes para dinamização da alimentação escolar no espaço educativo a partir da gastronomia e sustentabilidade” foi instalado por meio da cooperação entre o FNDE e a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), e aplicado em vários municípios. Foi elaborado com a intenção de contribuir para a melhoria dos hábitos alimentares dos escolares e da qualidade dos alimentos oferecidos nas escolas.

O Projeto de Barra do Corda descreve a gastronomia como ferramenta de dinamização da ação pedagógica, permitindo a valorização de ingredientes e receitas regionais, das técnicas culinárias de preparo de alimentos, e da experiência dos sabores e aromas. A proposta pretende impactar positivamente na qualidade sensorial e na apresentação das mais de 2000 refeições escolares servidas diariamente aos estudantes Barra do Corda.

O objetivo do projeto é promover a educação de crianças, adolescentes e adultos das escolas urbanas e rurais municipais, atendidas pelo PNAE, utilizando as hortas escolares como ferramenta e eixo gerador da prática pedagógica na abordagem de temas sobre a alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável. Daí espera-se resultados como a melhoria do rendimento escolar e da saúde dos estudantes; o estímulo à inserção da educação alimentar e nutricional no currículo escolar e no cotidiano da prática educacional dos sistemas e redes de ensino; respeito e valorização à diversidade cultural e às preferências alimentares locais do município e região que se encontra; a ideia é integrar todas as áreas do aprendizado, principalmente a gastronômica, propondo uma alimentação mais saudável, melhor qualidade de vida, o engajamento dos alunos no plantio e no cuidado com os alimentos, bem como resgate a questão cultural e os hábitos alimentares. entre outros.

O prefeito Eric Costa observou que a proposta de trabalho está focada na inclusão, a iniciativa e o entusiasmo do grupo, em fazer parte deste projeto, é fundamental ao seu sucesso. “Conseguimos incluir todas as escolas do nosso município. É um projeto que ficará guardado para sempre com estas crianças”, destacou, dizendo que todo este projeto está dentro de um planejamento. “Em relação à parte pedagógica, além do conhecimento científico a ser explorado, será trabalhada a saúde que o projeto pode proporcionar ao ser humano, assim também, a consciência deste aprendizado, para levar até os lares dos alunos a fim de explorar os espaços nas residências”, conclui.

Os agentes multiplicadores participam de um processo formativo continuado dividido em formações presenciais, abrangendo dois encontros, e em ambiente virtual de aprendizagem, onde se apropriam do conhecimento necessário para o desenvolvimento do Projeto Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia nas escolas do município. Participaram do da I Formação em São Luis o Professor Odair Maciel, representando a Secretaria de Educação, O Nutricionista Tibério Passos, a Coordenadora da Merenda Escolar Oziana Macedo, a Presidente do Conselho da Merenda Escolar Erilene Cavalcante e a Coordenadora Pedagógica Ana Maria Alves. A Secretaria de Educação de Barra do Corda, não mede esforços para a implantação e implementação dos programas e projetos para a melhoria da Educação de Barra do Corda.  Para a execução, o projeto terá a parceria da Secretaria de Agricultura e Secretaria de Meio Ambiente de Barra do Corda.

 ASSECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário