19 setembro, 2013

Prefeitura iniciou Projeto SAMU na escola


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), da Secretaria Municipal de Saúde, lançou nesta manhã desta terça-feira dia 17, o “Projeto SAMU na Escola”. O objetivo é orientar, e mostrar o trabalho realizado, como também conscientizar as crianças de escolas municipais de que o trote no serviço prejudica o atendimento de ocorrências. A proposta é abordar questões de cidadania e educação, com explanações de como se comportar em casos de acidentes, em quais situações pedir socorro ao SAMU.

 De acordo com a Enfermeira Elisângela Mota, coordenadora, na primeira etapa do projeto as orientações abrangem escolas da rede municipal. A ideia, explica a coordenadora geral, é que os estudantes, sendo jovens e com acesso a redes sociais, tornem-se multiplicadores dos conhecimentos adquiridos através do projeto. Segundo Elisângela, até o final deste ciclo de palestras cerca de cinco mil crianças e adolescentes e jovens devem receber as orientações da equipe do SAMU.

Para o prefeito Eric Costa atividades como essa ampliam o conhecimento dos alunos da rede municipal. “Trazer projetos diferentes e educativos fazem parte das ações que programamos para a educação e a saúde municipal. Estimulamos os professores e coordenadores, técnicos de enfermagem, enfermeiros a abordarem esses temas, o que contribui diretamente na formação de cidadãos conscientes em nosso município”, explica o prefeito municipal

Para o secretário municipal de Saúde, Alexandre Miranda, é importante que os estudantes conheçam o funcionamento do SAMU para que se evite o trote e as unidades passem a atender ocorrências de necessidade real de socorro. Segundo o secretário, a meta pretendida pelo projeto é que até o final Do projeto o índice de trotes seja reduzido em até 50%.

A primeira escola a receber a equipe foi a U. I.Maria Emídia Brandes Caldas, localizada no bairro COHAB, que conta com cerca de 1.312       alunos de primeira a nono ano série. Os estudantes estão sendo orientados por um socorrista e uma técnica de enfermagem do SAMU e pela Coordenadora do órgão sobre o funcionamento do serviço.

Como parte do material educativo, os técnicos usam material audiovisual para apresentar o SAMU, e informações de como utilizar o serviço em caso de necessidade. Todos as dúvidas e perguntas são esclarecidas e serão disseminadas aos pais e familiares.


ASSECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário