26 novembro, 2012

Projeto Comunicapaz/UFMA impressiona professores da Universidade Pierre Mendès e da École de La Paix, da França


 
Na manhã do último sábado, (24), a comitiva francesa, constituída por professores doutores da Universidade Pierre Mendès e da École de La Paix (Escola da Paz), da França, foi ao Núcleo de Extensão da Universidade Federal do Maranhão na Vila Embratel (NEVE) para conhecer as ações desenvolvidas pelo Projeto Comunicapaz. - que atende jovens, de 14 a 24 anos, moradores da Vila Embratel, trabalhando as diferentes formas de comunicação: vídeo, rádio, jornal, fotografia e web. O projeto é coordenado pela professora Vera Salles, de Departamento de Comunicação Social da UFMA.

Estiveram presentes ao evento, o vice-reitor da UFMA, Antonio Oliveira, a Superintendente de promoção dos Direitos Humanos da SEDIHC, Guadalupe Barros, o professor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Christian Delon, que também faz parte da coordenação do Comunicapaz, o coordenador do Movimento Nossa São Luís, Daniel Madorra, representantes do projeto Conexões de Saberes/UFMA e moradores do bairro Vila Embratel. A visita dos franceses faz parte da programação do I Colóquio Internacional de Cultura de Paz, que acontece dias 27 e 28 deste mês, no Auditório da Faculdade de Arquitetura da UEMA, Centro.

O Comunicapaz foi apresentado à comitiva francesa pelos próprios jovens atendidos pelo projeto, que também realizaram apresentações culturais de música, dança afro e teatro do oprimido. Os professores franceses declararam estarem impressionados com o trabalho desenvolvido pelo Comunicapaz e que pretendem levar a experiência desse projeto para a França.
Houve, ainda, intervenção artística apresentada pelos jovens do projeto Conexões de Saberes, e os alunos do Curso de Comunicação Social da UFMA apresentaram a TV Vila Embratel (TVVE) - projeto de canal de TV online de jornalismo participativo, produzido pelos alunos e jovens da comunidade com o objetivo de difundir os aspectos positivos do bairro, geralmente retratado na mídia de forma negativa. 

O I Colóquio Internacional de Cultura de Paz traz o tema “Tecendo redes de Paz” e vai proporcionar um intercâmbio de experiências locais, nacionais e internacionais em torno da cultura de paz. Conta com o apoio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (SEDIHC), da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e da Plan Internacional.

A inscrição para o colóquio e a programação completa está disponível no blog do Comunicapaz, no site www.comunicapaz.blogspot.com.br . O credenciamento será realizado no dia 27 de novembro, na Faculdade de Arquitetura da UEMA, a partir das 8h, mediante a entrega de 1Kg de alimento não-perecível. Os alimentos arrecadados serão doados às famílias dos jovens do bairro da Vila Embratel que fazem parte do Comunicapaz.

Élida Aragão  - jornalista e voluntária do Comunicapaz

98 - 87155175 / 81391197

Coordenadores do projeto Comunicapaz

Prof. Vera Salles (UFMA) - (98) 99343085

Prof.Christian Delon (UEMA) – (98) 8852-6732

Nenhum comentário:

Postar um comentário