29 novembro, 2012

Deputado Zé Carlos participa de caminhada pela paz promovida pelo MP

 

O deputado Zé Carlos do PT participou de uma caminhada para promover a cultura de paz, reduzir a banalização de homicídios e combater as agressões contra a mulher no Maranhão. A atividade, promovida pelo Ministério Público do Estado do Maranhão, aconteceu na manhã do último domingo (25/11), na Avenida Litorânea, em São Luís.

A Caminhada pela Paz reuniu mais de mil pessoas, com o objetivo de sensibilizar a população quanto ao número crescente da violência em nosso estado. Este é um reflexo do que tem acontecido na maior parte das capitais brasileiras.

Em contraponto a isso, a passeata também foi uma importante ferramenta de divulgação dos resultados das campanhas integradas: "Maria da Penha em Ação" e "Conte até 10. Paz. Essa é a atitude".

Além da essencial participação da sociedade civil neste evento, estiveram presentes o Ministério Público Estadual e seus parceiros, como: o Tribunal de Justiça; Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado da Mulher, da Educação e de Segurança Pública; Prefeitura de São Luís, através das Secretarias Municipais de Saúde e de Trânsito e Transportes; a Assembleia Legislativa, representada pelo parlamentar petista; Câmara Municipal de São Luís; Universidade Federal do Maranhão; Universidade Estadual do Maranhão; Sindicato das Empresas de Transporte; Rede Amiga da Mulher; Observatório Social de São Luís; Caixa Econômica Federal; Mateus Supermercados, promotores de eventos culturais e de reggae na capital.

CAMPANHA “CONTE ATÉ 10”

Grande parte dos homicídios, em nosso país, é motivada por situações perfeitamente controláveis. Basta as pessoas envolvidas em brigas ou até mesmo discussões, controlarem seus impulsos.

É inerente ao ser humano, por diversos motivos, não analisar de maneira coerente os riscos reais que a banalização da violência – seja ela de qual origem for – tem para o convívio social.

Foi baseado neste fator humano, sobretudo, que o Conselho Nacional do Ministério Público - CNMP, em ação conjunta com a Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública – Enasp, lançou a campanha "Conte até 10".

A iniciativa foi lançada em nível nacional e a Caminhada pela Paz, a qual recebe o apoio do deputado Zé Carlos do PT, marcou o seu lançamento no Maranhão.

A próxima estratégia do “Conte até 10” será a assinatura de convênios com emissoras de rádio e televisão para a divulgação de material publicitário, bem como dar o ponta pé inicial dessa discussão junto ao público jovem, em escolas públicas de nosso estado. O intuito é nobre: defender a vida.

A presença feminina na caminhada também foi relevante para que fosse chamada a atenção da sociedade quanto a campanha "Maria da Penha em Ação”.

Segundo a promotoria de Justiça de Defesa da Mulher, o Maranhão é o 13º estado no ranking de denúncias de violência contra a mulher no Brasil. É necessário então que a sociedade se engaje para que este quadro seja mudado.

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

A Lei 11.340, conhecida popularmente como Lei Maria da Penha, define que a “violência contra a mulher é qualquer ato ou conduta baseada no gênero, que cause morte, dano ou sofrimento físico. Sexual ou psicológico à mulher, tanto na esfera pública quanto na esfera privada”.

Agregando valor ao dado do ranking, o Disque Denúncia em nosso estado já recebeu, desde 2008, cerca de 1.120 denúncias sobre a violência contra a mulher. Romper a barreira do silêncio é um grande desafio, neste caso.

Consta nos relatórios da referida instituição que apenas esse ano foram colhidas 424 informações; o que representa o aumento em 72% em relação ao ano passado. Isso também reflete uma forma de protesto feminino: a denúncia tem ganhado espaço e, a Lei, que completou 6 anos no mês de agosto, tem alcançado o espaço social.

“Todos nós somos responsáveis e temos papel decisivo no combate a violência, sobretudo contra a mulher. Existe uma estatística que diz que 6 a  cada 10 brasileiros conhecem alguma mulher que foi ou que ainda é vítima de violência doméstica”, alertou o parlamentar petista.

O deputado Zé Carlos também defende a opinião de que o poder público e a sociedade devem se unir, cada vez mais, para promover a cultura de paz. Com a realização da caminhada, o Ministério Público avançou mais um importante passo. 

Assecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário