12 novembro, 2012

"Por um novo patamar para o turismo brasileiro"

Artigo escrito por Flávio Dino ao Jornal Pequeno

A confirmação, esta semana, de que todas as capitais brasileiras candidatas a sede da Copa das Confederações foram consideradas aptas pela Fifa é empolgante para o turismo brasileiro. Significa dizer que Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília, além de receberem os estrangeiros interessados em assistir os jogos do torneio, terão, já desde 2013, uma grande exposição no exterior, capaz de diversificar a imagem que o mundo tem do Brasil, ainda bastante restrita.

Tenho sempre dito, em minhas palestras pelo Brasil e no exterior, como presidente da Embratur, que os megaeventos são uma oportunidade única de projeção de imagem do país. Durante esses eventos, milhares de jornalistas do mundo inteiro visitam nosso país e escrevem sobre nossos hábitos, cultura e paisagem. Além deles, com as novas tecnologias, cada visitante é um comunicador em potencial, alimentando de informação sua rede de amigos via Facebook ou Twitter.

Um desafio que nós colocamos na Embratur é estimular ao máximo que o turista que venha para os jogos conheça também os estados vizinhos. Afinal, todos os brasileiros estão contribuindo com impostos para a realização de obras que permitirão o acontecimento dos jogos. Nada mais justo que todos os estados do Brasil também ganhem com a entrada de divisas e com a projeção de imagem advindas dos megaeventos. É o caso também do Maranhão.

Respeitando os limites republicanos de equidade no tratamento dos estados, a Embratur tem promovido os destinos maranhense em ações importantes, como a Feira Top Resa - maior da França e uma das cinco maiores do planeta. Lá, São Luís teve destaque especial por seu aniversário de 400 anos e pela natural ligação cultural que temos com os franceses. A Embratur promoveu também apresentações de bumba meu boi em solo francês, como forma de projetar a beleza única da cultura de nosso estado.

Além de ações de destaque, como estas, o Maranhão está constantemente presente no calendário de feiras internacionais das quais a Embratur participa em diversos países do mundo.

Mas além da participação em feiras, a Embratur tem inovado sua estratégia com o objetivo de dialogar diretamente com o turista interessado em vir a nosso país. Ainda mais depois que constatamos, por meio de pesquisa encomendada à FGV, que cerca de um terço dos estrangeiros que visitaram o Brasil em 2011 planejaram suas viagens diretamente - e pela internet. Por isso, nossa aposta mais recente é a ferramenta Trip Planner - lançamento que fizemos mês passado na Abav, maior feira de turismo do Brasil. Trata-se de um aplicativo, para Facebook, em que o turista interessado poderá pesquisar informações sobre restaurantes, hotéis e atrativos turísticos nos destinos que deseja visitar. Além de dados básicos, como localização e contatos, o interessado poderá conhecer a avaliação feita por turistas que visitaram o local.

O empreendedor interessado em constar na lista disponível para acesso via Trip Planner deve ter sua empresa cadastrada nas duas bases de dado utilizadas pela Embratur: o Cadastur, do Ministério do Turismo, e o TripAdvisor, uma rede social gratuita na internet.

Com o aperfeiçoamento de iniciativas voltadas ao trade turístico e com inovações, como o Trip Planner, voltadas ao público final, a Embratur pretende levar o turismo brasileiro, em todos os estados, a um novo patamar após os megaeventos, chegando à meta de 10 milhões de estrangeiros por ano, após os Jogos Olímpicos de 2016. É um desafio que considero factível, diante dos atributos turísticos inigualáveis que nosso país possui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário