03 novembro, 2012

Deputado Domingos Dutra elogia Plano que vai beneficiar pescadores e aquicultores

quicultores e Pescadores: Dutra na Luta por Eles!O deputado federal Domingos Dutra (PT-MA) elogia o Plano Safra da Pesca e Aquicultura, lançado pela presidente Dilma Rousseff, através do qual o governo federal que pretende resgatar 100 mil famílias da linha da pobreza , tendo como público-alvo pescadores artesanais, aquicultores, comerciantes, armadores de pesca, agricultores familiares e indústrias do setor, além de jovens empreendedores, cooperativas e associações.
Durante a solenidade de lançamento do Plano, o governo anunciou investimentos de R$ 4,1 bilhões na expansão da aquicultura para a modernização da pesca, o fortalecimento da indústria e do comércio pesqueiro em todo o País.
Para o deputado maranhense, o Plano Safra da Pesca e Aquicultura pode reparar dívidas sociais que o governo - federal, estadual e municipal - tem para com as famílias de pescadores e aquicultores, além de incentivar a melhoria da qualidade de vida dos pescadores artesanais, mulheres que sobrevivem da produção de mariscos, jovens empreendedores do setor da pesca, além de fortalecer o cooperativismo nessa área.
De acordo com a Presidenta Dilma, os investimentos anunciados hoje (R$ 4,1 bilhões) visam atender à demanda interna e ampliar as exportações do País. A meta é produzir 2 milhões de toneladas anuais até 2014. O governo pretende, com o Plano, dobrar até 2015 o consumo brasileiro de pescado, passando dos atuais 9 kg para 13,8 kg por habitante/ano.
O deputado Domingos Dutra também destacou que entre as ações do Plano Safra da Pesca e Aquicultura estão: a liberação de linhas especiais de crédito – com juros mais baixos, prazos de carências maiores e ampliação dos limites; a assistência técnica e extensão rural a 120 mil famílias de pescadores e aquicultores; a escavação de 60 mil tanques, que produzirão 78.750 toneladas de pescado ao ano; dentre outras.
Também haverá investimentos para a melhoria das embarcações, modernização da indústria da pesca, incrementação do sistema de comercialização do pescado e mariscos, além da criação do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento de Novas Tecnologias MPA / MAPA - Embrapa Pesca e Aquicultura; a promoção de 75 projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e a reestruturação de nove unidades de produção. Os recursos do Plano Safra da Pesca e Aquicultura serão provenientes do Crédito Rural: Pronaf, Prodecoop, Pronamp, Procap-Agro e Moderagro.
 
Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário