02 novembro, 2012

Polícia Comunitária faz palestra na Comunidade da Cerâmica

Militares da 1ª Companhia de Policiamento de Barra do Corda, ministraram uma palestra para moradores do bairro Cerâmica,  nesta quinta-feira 1º, sobre o trabalho da polícia comunitária. O evento aconteceu no auditório ao lado da Igreja Católica, e foi coordenado pelo Capitão Ribeiro com colaboração dos Sargentos Amorim e Durans, e Cabo Sérgio Vital.

A comunidade da Cerâmica tem abraçado com afinco a causa de ser parceira da Polícia Militar por entender que este é o caminho para a solução de muitos dos problemas no bairro. A referida comunidade tem o Sargento Givaldo como representante da segurança. Em dados mostrados pelo Capitão Ribeiro, apontam para uma redução no número de homicídios naquele bairro. No ano de 2011 foram registrados 11 homicídios contra apenas 1 este ano, compreendendo o mesmo período do ano anterior.  O efeito desta considerável queda se deve a participação popular auxiliando o trabalho da polícia cidadã que vem mostrando a cada dia estar lado a lado com a comunidade com o objetivo de promover a ordem e proporcionar o direito de ir e vir de cada cidadão.
 
Na verdade esta palestra serviu também como avaliação das ações já realizadas pelo trabalho do conselho comunitário de segurança do 2º Distrito, do qual faz parte o bairro Cerâmica.  Outrora, naquela comunidade eram poucas as pessoas que ficavam na Praça até um pouco mais das 23:00h, onde isso hoje é possível porque a comunidade sabe a quem recorrer para que as adversidades sejam superadas.

Para o Sargento Durans, um expecialista do (PROERD) Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, o trabalho desenvolvido pela policia cidadã e a participação dos pais e da comunidade como um todo, tem trago reflexos positivos na evolução do aluno, da família e do próprio meio em que vivem.
A sensibilidade do Major Markus em analisar, projetar e implantar os conselhos comunitários de segurança em Barra do Corda, mostra claramente que sua decisão foi mais que sábia, simplesmente necessária por contribuir para com toda a comunidade Barra-cordense, como ele mesmo diz "A parceria da sociedade com a polícia tem facilitado muito o nosso trabalho. Essa sintonia possibilita ações rápidas e eficazes", esclarece o comandante.

Este é o trabalho da Polícia Cidadã, a Polícia mais perto de você.
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário