12 outubro, 2018

A Associação Santa Vitória - Projeto Robin Hood apresenta o documentário Meninos da Barra 2, neste sábado (13) na Academia Barra-cordense de Letras

 

PROJETO ROBIN HOOD – BARRA DO CORDA –MA
A "Associação Santa Vitoria," cujo objetivo é facilitar o acesso à Educação para as crianças do interior do Brasil, nasceu em 2004. 

A "Associação Santa Vitoria" tem uma grande experiência em Educação e alfabetização com a criação de uma Escola ( "Escolinha Robin Hood") de 80 crianças de idade entre 3 a 8 anos. Essa escola se encontrava em um povoado afastado e sem estrada, no interior do Maranhão, chamado Santa Vitoria. 

Além lutar contra a falta de instrução e de criar laços fortes com os pais, a prioridade foi também o desenvolvimento, todos os meses, de eventos culturais com as crianças e alguns jovens voluntários do povoado, afim de aproximar as crianças com a própria cultura, mas também com uma cultura mais internacional : Marcha da Paz, Consciência Negra, grande Desfile do 7 de Setembro, banda Musical, varias Danças populares (Quadrilha de São João, Bumba meu Boi..), celebração dos Índios, Ações a favor do Meio Ambiente, Artes Manuais, Homenagem ao Teatro, etc. 

Através dessas atividades, a criança, além de compreender as raízes históricas de um dia de 'festa', aprendia a desenvolver seu próprio lado criativo e artístico. 

Explicar às crianças o por que de tal costume ou tradição através de brincadeiras, diversões e criatividade, isso também é educação. 

A partir de 2015, a “Associação Santa Vitória”, criou o "Projeto Robin Hood" na cidade de Barra do Corda. Cuidando de crianças a margem da sociedade, crianças que por motivos familiares ou de saúde, são afastadas da educação até na própria sala de aula. 

Essas crianças em zona de "riscos", carentes de escuta e de atividades. 

Todos elas têm deficiências graves e grandes atrasos em sua escolaridade.


Você é nosso convidado de honra para conhecer um pouco da nossa história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário