26 outubro, 2016

Morre Carlos Alberto Torres, o capitão do tri na Copa do Mundo de 70

Ex-jogador é considerado o maior lateral direito da história e estava com 72 anos de idade. Ele sofreu um infarto no Rio de Janeiro e não resistiu

 
Carlos Alberto Torres foi capitão do tri
Divulgação/Carlos Alberto Torres foi capitão do tri
O ex-jogador Carlos Alberto Torres, capitão do tricampeonato mundial da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1970, morreu nesta terça-feira aos 72 anos de idade, vítima de um infarto fulminante. As informações são do Sportv, canal de TV por assinatura onde ele trabalhava como comentarista. Ele é considerado por muitos o maior lateral direito da história do futebol.
 

CARREIRA

Revelado nas categorias de base do Fluminense, onde atuou entre 1963 e 1966, retornando depois para jogar entre 1974 e 1977, Carlos Alberto Torres também vestiu a camisa do Santos, onde se tornou ídolo no incrível time ao lado de Pelé, Coutinho, Dorval e Pepe. Na Vila Belmiro, atuou em 445 partidas e fez 40 gols em uma época completamente diferente, onde o lateral mais marcava do que ia para cima, já que era muito comum a presença dos pontas.
 
Com o Santos, conquistou nove títulos e foi onde o Capita mais sagrou-se campeão. Entre eles estão dois Campeonatos Brasileiros e cinco Campeonatos Paulista.  Jogou também no Botafogo e Flamengo. Além, claro, de brilhar na lateral-direita da seleção brasileira de 1958 a 1970. Fora do Brasil, ele também atuou no futebol dos Estados Unidos, no New York Cosmos e California Surf.
 
Na seleção, o Capita ficou eternizado ao fazer o quarto gol do Brasil na grande final do Mundial de 70, disputado no México, na goleada por 4 a 1 sobre a Itália, recebendo passe açucarado de Pelé. A jogada é marcante e mostra a tranquilidade de uma das maiores seleções de toda a história, já que a jogada começa ainda na defesa e passa por quase todos os jogadores antes de Carlos Alberto surgir como um raio e fuzilar o gol italiano. Assista ao lance abaixo:
 

 
Após se aposentar, em 1982, no Cosmos, dos Estados Unidos,  o Capita passou a ser treinador e seu primeiro ano fora das quatro linhas, em 1983, o carioca da Vila da Penha já se consagrou Campeão Brasileiro pelo Flamengo. Foram muitos outros os clubes que ele comandou à beira do gramado, como Fluminense, onde conquistou um Campeonato Carioca, Corinthians, Paysandu, Botafogo, onde foi campeão da Conmebol Atlético-MG e Náutico, além de times de México e Colômbia.
 
Carlos Alberto Torres foi casado três vezes. Sueli é mãe dos seus filhos Andréa e Alexandre Torres, também jogador; a atriz Terezinha Sodré é uma outra ex-esposa e Graça era sua atual conjugê. Muitos clubes onde o ex-lateral jogou emitiram notas lamentando o falecimento, como Botafogo, Santos e Flamengo, além de Corinthians, onde ele foi técnico. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) também lamentou e anunciou luto. A Fifa foi outra entidade a emitir nota onde fala que Capita "nasceu para ser um líder".
 
IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário