16 outubro, 2016

Artigo de Flávio Dino: Ações para vencer o câncer

O Outubro Rosa já se notabilizou pela mobilização da sociedade, órgãos de Estado e imprensa em favor do diagnóstico precoce do câncer de mama. Identificar rapidamente a doença é essencial para a recuperação. O Governo do Maranhão tem lutado para fazer sua parte. 

Na sexta-feira, lançamos a Unidade Móvel de Prevenção de Câncer, em parceria com a empresa Vale e o Hospital do Câncer de Barretos, em São Paulo. A iniciativa vem se somar a outras ações que estamos adotando em nosso estado, como a Carreta da Mulher, o Mamógrafo Móvel e a instalação de equipamentos de radioterapia.

A Unidade Móvel de Prevenção de Câncer tem capacidade para fazer cerca de 500 atendimentos e mais de 400 exames por dia. A unidade móvel conta com mamógrafo, sala de coleta de sangue, ultrassonografia e laboratório. As equipes que trabalharão na Unidade Móvel tiveram treinamento em Barretos, no Hospital do Câncer de lá, e vão permitir a interiorização do serviço para cidades que não contam com esses equipamentos.

A Carreta do Combate ao Câncer soma-se ao trabalho já realizado pela Carreta da Mulher Maranhense e pelo Mamógrafo Móvel. A carreta realiza palestras e debates para capacitação dos profissionais de saúde e também para conscientização do público feminino, além de exames de colo de útero. Também desde o ano passado, o Mamógrafo Móvel faz atendimentos em todo o estado. Somente este ano, já foram realizados 6.663 exames, totalizando 8.803 desde que ele foi lançado.

No Hospital Aldenora Bello, referência há 40 anos no tratamento de câncer, estamos ampliando a capacidade de atendimento. O hospital oferece o tratamento de radioterapia para pacientes da rede pública de saúde. E agora o Governo do Maranhão está comprando um novo equipamento de radioterapia para ampliar o atendimento na unidade. Até meados de 2017, o novo aparelho será importado e instalado, ficando apto a atender uma demanda maior de pacientes.

Outra contribuição nossa foi a abertura do Centro de Imagens em Tuntum. Graças ao apoio do Governo do Maranhão, o centro pode ser reaberto, após mais de sete anos fechado, garantindo atendimento público aos pacientes da região central, de aproximadamente 500 mil habitantes, que precisavam se deslocar centenas de quilômetros para realizar exames. Lá, agora são realizados exames de ultrassonografia, tomografia, raio-X e mamografia. Desde que foi inaugurado, em março, o Centro de Imagem já realizou mais de 9 mil atendimentos.

De modo inédito, também passamos a garantir o atendimento de radioterapia em Imperatriz. Graças a um convênio que firmamos no ano passado, passamos a atender 200 pacientes por mês na Região Tocantina, evitando que os moradores da região tenham de viajar longas distâncias para fazer o tratamento.

O resultado tem sido tão positivo que agora em julho firmamos uma parceria com o Governo de Tocantins para receber recursos como contrapartida pelo atendimento de pacientes também daquele estado. Também fizemos acordo com Teresina para garantir um atendimento digno aos mais de 100 pacientes do Leste Maranhense que buscam atendimento naquela cidade todos os meses.

Com essas ações, o governo deu início ao processo de mudança que já pode ser sentido em todo o estado. Foram até agora 20 meses de governo, para corrigir distorções e erros que se estenderam por 50 anos. Mas aos poucos vamos superando o passado de negação de direitos e descaso. E, juntos, vamos fazer muito mais ainda nos próximos dois anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário