25 outubro, 2016

Rede estadual de ensino da URE de Barra do Corda é destaque na Exposição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016


No último dia 21 de outubro, o IFMA de Barra do Corda encerrou a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com exposição de seus trabalhos na praça Melo Uchôa contando também com a participação de apresentações das escolas da rede estadual de ensino da URE de Barra do Corda. 

Com destaque maior para os alunos do Centro de Ensino Bem-Ony Gomes, de Arame, a mostra contou com a exposição dos trabalhos de Robótica, anteriormente já apresentados na XII Winter Challenge, em São Caetano do Sul, São Paulo e na Olimpíada Brasileira de Robótica 2016 – Etapa Maranhão, em São Luis. 


Os estudantes de Arame, que contaram com a equipe de robótica do Centro de Ensino Dom Marcelino de Milão de Barra do Corda, realizaram exposições de três tipos de robôs: os de combate, lego e arduino. Através de controles monitorados pelos alunos, os robôs deram um show à parte, atraindo visitantes curiosos durante todo o evento. 

Também participaram da exposição as escolas estaduais de Barra do Corda Centro de Ensino João Pedro Freitas da Silva apresentando três projetos: Alimentação Alternativa – Evitando o desperdício, Ervas e Especiarias Medicinais e Alimentação Juvenil e Saúde Escolar: Índice de massa corporal, índice de adiposidade corporal e frequência cardíaca como indicadores dos hábitos alimentares e do rendimento escolar, onde seus visitantes tiveram a oportunidade de medirem seus índices. 


Já a escola Centro de Ensino Arlindo Ferreira de Lucena apresentou o projeto Mãos que comunicam – A ciência que alimenta o Brasil, tendo como foco principal a disseminação da LIBRAS através dos alimentos. A tenda teve a disposição dos visitantes um aluno surdo que apresentava os sinais de todos os alimentos trabalhados no projeto, tendo como apoio dois intérpretes de LIBRAS para mediar o diálogo entre surdos e ouvintes. 

Em parceria com o CE Arlindo Ferreira de Lucena, o Centro de Ensino Pio XI apresentou o projeto Castanha e Caju – Ciências alimentando o Brasil, onde mostraram os benefícios dessa fruta que na atual safra vem alimentando o povo brasileiro, em especial o nordeste. 

Dessa forma, a equipe gestora da URE de Barra do Corda, representada pela professora Eva Lúcia Nunes Barbosa Santos e José Cláudio Braga Rocha demonstraram satisfação e contentamento juntamente com os gestores escolares a cerca das apresentações da rede estadual de ensino de Barra do Corda na exposição da SEMATEC 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário