12 junho, 2013

Diálogos pelo MA: Alto Parnaíba relata situação da educação pública na cidade‏


Cidade situada no extremo norte do Maranhão, Alto Parnaíba foi palco de mais uma edição dos Diálogos pelo Maranhão, movimento liderado por Flávio Dino. A ausência do estado no município foi a maior reclamação dos moradores de Alto Parnaíba, que receberam a caravana no último sábado (08).

Com apenas uma escola de Ensino Médio pública e a falta de hospitais para atendimento à população mais necessitada, um depoimento durante o evento chamou a atenção de todos os presentes. Era a estudante Letícia Araújo, 16 anos, que tem como objetivo ser médica e fazer atendimento na cidade de Alto Parnaíba.

Sem acesso universal à Educação Pública de qualidade, Letícia narrou a dificuldade por que passam os estudantes da região sul do Maranhão em busca de melhores condições de estudo e de vida.


“As nossas escolas não têm teto e eu sempre me pergunto e a meus amigos o por que disso. A maioria dos jovens não tem oportunidade e tem que ir embora daqui para estudar. E quase ninguém volta porque falta oportunidade,” descreveu a estudante.

Entre outros relatos feitos por Letícia, a falta d’água na cidade e a dificuldade para o atendimento médico na região chamaram a atenção de todo o público presente, que contava com lideranças políticas do estado, lideranças comunitárias, religiosas, empresários e de movimentos sociais.

Situações como essa foram ouvidas por Flávio Dino, que afirmou que é preciso que o Maranhão seja pensado de forma integrada, respeitando as peculiaridades de cada região.

“Alto Parnaíba é o começo do Maranhão para quem acredita em um estado com pluralidades e singularidades. É aqui que nasce o rio mais importante do Maranhão. O nosso estado começa aqui e começa em todas as demais cidades, para quem acredita na transformação e acredita nas pessoas, que devem ser o centro de toda e qualquer ação de estado,” destacou.

Para o deputado federal Simplício Araújo (PPS), é preciso unir forças municipais, estaduais e federais para reverter os quadros desoladores relatados pela população. “Com um governo sério, de diálogo e transparente, é possível fazer com que as ações de governo também cheguem em Alto Parnaíba e não precisemos mais ouvir relatos de jovens que saem do Maranhão em busca de um futuro melhor,” disse.

Flávio Dino afirmou ainda que, com orçamento superior a R$ 13 bilhões por ano, o governo do estado tem condições de difundir políticas públicas nos setores cruciais, que ainda passam por dificuldades. Em Alto Parnaíba, as maiores reivindicações foram da reestruturação da BR 006, a ampliação da rede escolar e o fornecimento de saúde pública pelo estado.

O apelo feito pelos manifestantes era o fim do abandono do poder público, fazendo com que o extremo sul do estado seja beneficiado com investimentos do poder público estadual. 

Para o professor Flávio Damasceno, é necessário reintegrar a cidade de Alto Parnaíba no roteiro de investimento do Maranhão. Ele destacou a péssima estrutura da escola estadual. “A escola foi pintada porque vinha algum secretário ou alguém do governo aqui. Mas continua sem portas, sem janelas e em época de chuva os alunos são obrigados a ver aula com guarda-chuva aberto,” disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário