06 junho, 2013

Associação fantasma recebe R$ 5 milhões do governo Roseana


No endereço da suposta sede a associação só existe mato.
No endereço da suposta sede da associação fantasma existe um matagal.

Selecionado pelo governo Roseana Sarney (PMDB) para executar melhoria do caminho de acesso de trechos no município da Raposa, o Grupo de Ação Social Vera Macieira não funciona em nenhum dos três endereços apresentados a órgãos públicos. O convênio foi firmado com a entidade no dia 19 de outubro de 2012 e totaliza R$ 4.900.190,05.

O Estatuto Social do Vera Macieira informa que a associação está instalada na Praça Gomes de Sousa, 409, sala 106, Centro. No local existe apenas uma sala comercial vazia, desalugada desde o ano passado.

O CNPJ apresentado pelo Grupo de Ação Social Vera Macieira pertence a outra entidade, o Instituto Nacional de Ação Social e Cidadania. A localização da INASC, obtida no site da Receita Federal – Rua 3, nº 1, Planalto Anil I –, não foi encontrada.

Além das irregularidades acima, chama a atenção o fato de o convênio ser assinado antes do Grupo de Ação Social Vera Macieira ser de utilidade pública.

No dia 12 de março, a instituição apresentou documentação à Assembleia Legislativa do Maranhão para ser reconhecida como de utilidade pública. Na declaração de pleno funcionamento, assinada pelo delegado Aldir Teixeira, o endereço que aparece é o da Rua do Cacau, s/n, Residencial Pirâmide.

No local só existe mato. Os vizinhos da região afirmam que a entidade chegou a funcionar naquele lugar há sete anos, em um casebre de taipa, que depois foi abandonado e veio a desabar antes de ser tomado pelo matagal.

O destino seria comprar a eleição em 2014

Deputados estaduais denunciaram o caso hoje na Assembleia. Segundo o líder da oposição, Rubens Pereira Júnior (PCdoB), há graves suspeitas de que o dinheiro aplicado na associação tenha fins eleitoreiros, para reverter a derrota no grupo Sarney em 2014.

“O governo do Estado começa agora a usar as entidades fantasmas ou não, para fazer obras fantasmas ou não, com o único e exclusivo objetivo de tentar comprar a eleição do ano que vem. Não é a primeira vez que nós vemos isso na história do Maranhão. Em 2009 aconteceu e teve resultado pelo menos do ponto de vista do objetivo desejado pelo grupo dominante,” disse Rubens Júnior.
 
Documento "atesta" a existência da Vera Macieira.
Documento “atesta” a existência da Vera Macieira.

00
CNPJ da Vera Macieira pertence a outra instituição.
Leandromir

Nenhum comentário:

Postar um comentário