23 junho, 2013

Biometria é tema de Audiência Pública em Barra do Corda

IMG_2898
 
O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão promoveu uma Audiência Pública em Barra do Corda nesta quinta-feira, 20 de junho, no clube Catedral, para informar a população das 23ª e 97ª zonas eleitorais (Barra do Corda, Jenipapo dos Vieiras e Fernando Falcão) sobre o processo de implantação da biometria nos 3 municípios.
 
“Sou cidadão cordino, atuei nesta cidade como juiz e estou muito feliz em poder participar desse momento histórico em que a sociedade se reúne para discutir o novo processo de votação que está sendo implantado no país”, declarou o desembargador José Bernardo Silva Rodrigues, presidente do TRE.
 
Para o desembargador Fróz Sobrinho (corregedor), a oportunidade de fazer parte da biometrização dos eleitores é única, pois fortalece a Democracia e fica mais fácil quando se conta com uma equipe como a do Regional, que é comprometida com o trabalho a que lhe é designado desenvolver.
 
O servidor Hebert Pinheiro Leite (coordenador da biometria no Maranhão) apresentou os dados do processo. “Até 2012, somente 6 municípios contavam com o sistema biométrico. A partir de 2014 serão 18. Ou seja, sairemos do percentual de 2,88% para 23% do eleitorado completamente biometrizado”, explicou.
 
Após a apresentação, os presentes à Audiência puderam fazer perguntas e tirar dúvidas acerca do processo eleitoral e da biometria.
 
Na manhã desta sexta-feira, 21 de junho, às 9h, o TRE instala oficialmente a biometria em Barra do Corda e inaugura no Complexo Educacional Manoel Mariano de Sousa um posto de recadastramento eleitoral com 12 kits biométricos. O horário de funcionamento será das 8h às 18h, de segunda a sexta.
 
Compõem a comitiva do Tribunal os juízes Tyrone José Silva (auxiliar da presidência), Raimundo Nonato Neris Ferreira (auxiliar da Corregedoria) e Sebastião Lima Bonfim (diretor do Fórum de Justiça de São Luís) e Antonio Elias Queiroga Filho (titular da 23ª ZE – respondendo pela 97ª); Guaracy Martins Figueiredo (promotor da 23ª ZE); Gustavo Campos (diretor-geral do TRE) e assessores.
 
Prestigiaram a Audiência Pública os deputados estaduais Antonio Pereira e Rigo Teles; os prefeitos Eric Costa (Barra do Corda), e Adailton Cavalcante (Fernando Falcão), além de vereadores, secretários municipais, diretores de escolas, professores, alunos, a imprensa e populares.

IMG_2950

Para Eric Costa, a implantação do sistema biométrico no município representa muito mais que um avanço tecnológico. “O sistema biométrico garante ao eleitor não apenas a certeza do seu voto, mas reafirma o caráter plenamente democrático de nosso sistema eleitoral”, afirmou o prefeito que também agradeceu ao presidente do tribunal José Bernardo Rodrigues pela escolha de Barra do Corda para receber o sistema. “Sabemos que esse tribunal levou em consideração questões técnicas para implantação do sistema, mas foi o coração de “Doutor Bernardo” que pulsou mais forte na hora dessa decisão”. Afirmou o prefeito.
 
Assecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário