12 junho, 2013

EMPRESAS PODEM SER OBRIGADAS A INFORMAR RISCO DE DESATRES À DEFESA CIVIL

O deputado federal e vice - líder da minoria Simplício Araújo (PPS/MA) é o relator, na Comissão de Integração Nacional, do projeto de lei (PL 2374/03) que obriga pessoas e empresas a fornecerem informações para que a Defesa Civil possa prevenir desastres ou diminuir os danos, em caso de tragédias inevitáveis. 


A ideia é que o órgão possa agir com planejamento e antecedência. O projeto também torna obrigatória a comunicação imediata das situações anormais decorrentes de empreendimentos ou atividades que possam causar danos pessoais, materiais ou ambientais à comunidade.
"O projeto prevê que empresas com algum tipo de obras ou produtos, que possam efetivamente danificar o meio ambiente, sejam obrigadas de comunicar à Defesa Civil. 

Dessa forma, pode se evitar que a população dessas localidades seja surpreendida", afirmou o deputado.

Tramitando há dez anos no Congresso, se o projeto já estivesse aprovado, desastres naturais como o ocorrido no vazamento de petróleo  no Rio de Janeiro, em 2011, o rompimento de uma barragem no Piauí, em 2009, poderiam ter consequências menores, planos de salvamento da população e de animais, além da responsabilização das empresas envolvidas. (Com Informações da Rádio Câmara).

Nenhum comentário:

Postar um comentário