27 junho, 2013

Deputados oposicionistas reafirmam críticas ao governo do Maranhão

Os deputados Rubens Pereira Júnior (PCdoB) e Othelino Neto (PPS) reafirmaram críticas ao governo do Maranhão, na sessão desta quarta-feira (26), denunciando a queda na geração de empregos e a indiferença da governadora Roseana Sarney em relação às reivindicações dos manifestantes que estão fazendo atos de protestos em diversos municípios maranhenses.

Na condição de líder da Oposição, Rubens Jr. advertiu que há sete meses consecutivos o Maranhão apresenta saldo negativo na geração de empregos formais.

Citando dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o deputado afirmou que, no Maranhão, o número de demissões é maior que o número de contratações desde novembro do ano passado.

Durante o seu discurso na tribuna, o líder da oposição Rubens Jr. afirmou que o Estado anda na contramão do país e do Nordeste. “Só no mês de maio, a Bahia criou mais de quatro mil empregos formais, o Ceará e Piauí apresentam saldo positivo com mais de dois mil empregos e a Paraíba encerrou o mês de maio com um saldo de mais de mil empregos formais”, disse Rubens.

Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), no último mês, o Maranhão foi o 5º pior estado do país na geração de emprego. Com quase dois mil empregos a menos, só no mês de maio, o estado apresenta o 5º pior índice de novos empregos em todo o Brasil.

"A promessa da governadora foi de criar 230 mil empregos em seu mandato. Infelizmente a realidade é outra. Este é um governo que demonstra, novamente, que não está preocupado com o cenário do nosso estado e muito menos preocupado em criar empregos para quem realmente precisa", frisou o parlamentar.

ATOS DE PROTESTO

Na sessão desta quarta-feira, o deputado Othelino Neto voltou a criticar a governadora Roseana Sarney dizendo que, ao contrário de outros governadores, ela evita dar qualquer opinião sobre a pauta de reivindicações dos manifestantes que estão saindo às ruas para protestar em diversas cidades maranhenses.

“Não se admite que a governadora do Estado fique simplesmente omissa ao que está acontecendo”, frisou o parlamentar. Para Othelino, assuntos como os que vêm sendo pautados pelos manifestantes têm que ser tratados pela governadora, afinal de contas ela é a chefe do Estado e representa, oficialmente, o Maranhão.

Segundo ele, algumas das reivindicações são assuntos de competência das prefeituras, mas muitas delas são da alçada do Governo do Estado. “Então está faltando a governadora se apresentar e chamar os manifestantes para conversar e mostrar que pretende dialogar”, frisou.

Othelino disse que a resistência de Roseana em receber os manifestantes talvez se explique pela antipatia da maioria dos manifestantes pelo modelo comandado pelo grupo Sarney no decorrer dos últimos 50 anos. Segundo ele, mesmo assim, com todas as diferenças, ela precisa vir ao Maranhão, a São Luís e mostrar que quer ajudar a resolver o problema.

“A governadora precisa vir para o Maranhão tratar desse assunto e encarar o problema. Não adianta ficar em Brasília, não adianta se esconder do problema, porque isso não vai resolver. As manifestações são legítimas e as bandeiras são justas”, enfatizou Othelino.

Durante o pronunciamento, Othelino afirmou ainda que se a governadora Roseana perdeu o apetite pela administração, “é até uma questão pessoal dela, mas se não quer mais administrar, pelo menos em respeito aos maranhenses que a elegeram, que ela se dedique um pouco mais nesse resto de mandato que ainda existe, porque milhares e milhares maranhenses dependem das ações do Estado”, ressaltou Othelino Neto.

Agência Assembleia

Nenhum comentário:

Postar um comentário