14 junho, 2013

Barra-cordense é destaque na coluna “Conversa com a Presidenta Dilma Roussef”

O barra-cordense Gildásio Brito, mestre de cerimônias da prefeitura de Barra do Corda, foi mais uma vez destaque na coluna “Conversa com a Presidência”. O barra-cordense  indagou Dilma Roussef sobre o escasso número de campus da Universidade Federal do Maranhão. Segundo Gildásio, esse é seu terceiro questionamento respondido por Dilma Roussef, os anteriores, a exemplo do atual, sempre tratam de questões relacionadas a Barra do Corda. Veja a publicação na íntegra:
Conversa com a Presidenta
11/06/2013 às 09h00

Coluna semanal da Presidenta Dilma Rousseff
Gildásio Brito dos Santos, 23 anos, funcionário público em Barra do Corda (MA) –No Maranhão existem 217 municípios e apenas sete campus da Universidade Federal (UFMA). A senhora não acha que o número de campus é insignificante perante a quantidade de municípios que há no Estado?
Presidenta – Gildásio, o Maranhão tem sido beneficiado com uma expansão significativa do ensino superior, nos últimos anos. O Estado tinha cinco campus da Universidade Federal do Maranhão – Bacabal, Codó, Imperatriz, Pinheiro e São Luís –, ganhou mais três durante o governo Lula – Chapadinha, Grajaú e São Bernardo – e receberá mais um até 2014, em Balsas. O Estado conta ainda com Institutos Federais de Ensino Tecnológico Superior instalados em 36 municípios, inclusive na sua cidade, que possui três escolas: Instituto Federal do Maranhão – Campus Barra do Corda; Centro de Educação Profissional N. S. das Graças e Colégio Gunnar Vingren, que dão cursos de nível superior de técnico em agronegócio, edificações, informática, química, secretaria escolar e enfermagem. A expansão da educação superior em todo o país sempre foi uma prioridade para nós, e ganhou mais força com o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), criado em 2007. Em todo o Brasil, houve um salto de 45 para 59 Universidades Federais, de 148 campus para 274. O número de municípios atendidos por Universidades Federais mais que dobrou, de 114 para 272. Serão criados mais 47 novos campus até 2014. Além disso, sancionei na semana passada leis aprovadas pelo Congresso Nacional abrindo quatro novas universidades: Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Universidade Federal do Sul Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFESBA) e Universidade Federal do Cariri (UFCA). Portanto, Gildásio, da mesma forma que está ocorrendo no Maranhão, o governo federal continua empenhado em ampliar o acesso às universidades federais em todo o Brasil, para garantir cada vez mais a democratização deste espaço.
 
Barradocorda.ma.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário