07 junho, 2013

Prefeitura de Barra do Corda realiza capacitação para funcionários do SAMU

 


A prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde promove a capacitação para os profissionais de saúde do SAMU de Barra do Corda, para atuarem em operações de busca, resgate e salvamento. A atividade teve início neste dia 06 de junho e se estenderá até o domingo (09), no CETECMA.

A capacitação - que faz parte da priorização da área em educação permanente desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde - conta com a participação de médicos, enfermeiros, técnicos e condutores, cerca de 40 profissionais participam dos treinamentos que estão sendo ministrados por uma equipe reconhecida pelo Ministério da Saúde.

O secretário de Saúde Alexandre Miranda diz que o treinamento é fundamental para sensibilizar os profissionais da Atenção Primária sobre a importância do primeiro atendimento. “Em caso mais graves, quanto mais preparado o profissional estiver para prestar os primeiros atendimentos, mais bem assistido será o paciente. Além disso, ao padronizar o atendimento, fica mais fácil, inclusive classificar o paciente, de acordo com a gravidade do caso”, avalia o secretário.

Várias ações serão desenvolvidas em toda a extensão da capacitação, este processo faz parte de uma tentativa de resgatar a regulação do SAMU em Barra do Corda já que devido a má administração da gestão anterior o município perdeu a regulação, obrigando assim, os usuários a ligarem para a cidade de Imperatriz para serem atendidos pelo serviço.

O Prefeito Eric Costa juntamente com a Secretaria de Saúde não está medindo esforços e procurar seguir todas as normas de regularização, ao assumir a gestão de Barra do Corda o prefeito encontrou o órgão em péssima situação, a primeira ação foi  concertar e equipar as ambulâncias do SAMU, o próximo passo será a reforma do prédio onde funciona a central do órgão que também foi sucateado pela última gestão, “Com recursos próprios iremos reformar, equipar, estruturar o que não será fácil, mas iremos lutar para que Barra do Corda seja referência em prestação de serviço do SAMU no Maranhão”, afirma o prefeito.

Assecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário