10 maio, 2013

Valéria pede construção de estrada que liga Estreito a São Pedro dos Crentes

A deputada Valéria Macedo (PDT) reapresentou uma indicação à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa solicitando ao Governo do Estado a recuperação da estrada que liga o município de Estreito a São Pedro dos Crentes, na Região Tocantina. Valéria Macedo aproveitou a oportunidade para contar a história de fundação de Estreito aos parlamentares da Casa Legislativa.

Durante o seu pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (9), a parlamentar lembrou que o município de Estreito foi desmembrado de Carolina no dia 27 de dezembro de 1954 e elevado à categoria de município pela Lei Estadual n. 1304, recebendo o nome de Presidente Vargas. E que somente depois de solenemente instalado e de terem sido eleitos seu primeiro prefeito e vereadores, em 3 de outubro de 1955, o município de Presidente Vargas teve seu processo de emancipação cassado pelo Supremo Tribunal Federal e voltou a ser distrito de Carolina.

De acordo com Valéria Macedo, a Assembleia Legislativa aprovou nova Lei Estadual em 12 de maio de 1982, refundando o município com o nome de Estreito, em homenagem a parte mais estreita por onde passa a ponte sobre o Rio Tocantins.

“Para uns, Estreito completa agora, em 12 de maio de 2013, 31 anos de sua fundação. Já para outros, já completou 58 anos de sua primeira fundação jurídica. Não importa qual a data de sua preferência, o que importa é que a data oficial e definitiva ocorre no mês de maio, o mês das mães, o mês das noivas, o mês das flores, o mês dos enfermeiros. É nesta data que comemoramos o aniversário de Estreito, a cidade que hoje é o Portal do Maranhão”, ressaltou Valéria Macedo.

A parlamentar acrescentou que Estreito tem a vocação para ser uma metrópole. A cidade já recebeu vários presidentes da República, dentre os quais, o presidente Juscelino Kubitschek, que em um de seus últimos atos de governo inaugurou a ponte sobre o rio Tocantins. O município também recebeu a visita do Presidente Lula e da Presidenta Dilma Rousseff que apoiaram a instalação da usina hidrelétrica de Estreito.

“É por isso que volto a dizer que o município Estreito há muito tempo tem um especial desejo, um sonho vamos dizer, ainda não realizado. Refiro-me da construção da estrada que liga Estreito a Fortaleza dos Nogueiras, estrada da qual muitos governos já prometeram e infelizmente ainda não cumpriram”, finalizou a deputada.

Agência Assembleia

Nenhum comentário:

Postar um comentário