19 maio, 2013

Barra do Corda Recebeu o Nono Encontro da Jornada de Integração Legislativa


O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Arnaldo Melo (PMDB) iniciou na manhã desta sexta-feira (17), na sede do Cetecma, no município de Barra do Corda, o nono Encontro da Jornada de Integração Legislativa. No pronunciamento de abertura, ele reforçou a proposta de interação entre os legislativos estadual e municipal, bem como, o resgate da credibilidade do legislador. “Nós somos os responsáveis por nossa classe. Temos que trabalhar por isso, nos capacitarmos para o fortalecimento dos municípios”, afirmou.

O vereador Gilvan José Oliveira Pereira (PR), presidente da Câmara Municipal de Barra do Corda, disse que a iniciativa do parlamento é louvável, já que oportuniza aos vereadores sanar dúvidas com relação ao processo legislativo. “Aproveitem o debate. A obrigação do vereador é infinita, pois ficamos próximos dos problemas. Espero que a partir de hoje adquiramos mais conhecimento para desempenharmos de forma mais eficaz nossa função”, declarou.

O prefeito de Barra do Corda, Erick Costa (PSC), destacou que o evento irá contribuir muito para o trabalho harmônico entre as câmaras e prefeituras. “A partir de agora ficará mais claro, a delimitação das competências do Legislativo, do Executivo e da União. O Legislativo mais preparado ajuda muito o gestor municipal”, frisou.

Os deputados Zé Carlos (PT), Rigo Teles (PV), Magno Bacelar (PV) e Tatá Milhomem (PSD) também manifestaram satisfação em participar desse dia de trabalho positivo.

Para o deputado Zé Carlos, os vereadores saem enriquecidos para colocar seu mandato a disposição do povo de forma segura e democrática. Os deputados Magno Bacelar e Tatá Milhomem defenderam a parceria entre câmaras e prefeituras. “É importante que na hora de elaborar o orçamento discutir antes com a Câmara para que os recursos sejam investidos de forma satisfatória”, declarou Milhomem.
 
Já o deputado Rigo Teles destacou que tem aprendido muito com os Encontros e que essa união é bastante enriquecedora para todos. “Nós legisladores temos um poder muito forte, somos nós quem votamos e elaboramos as leis. Precisamos nos fortalecer e resgatar nossa credibilidade”.

PALESTRAS

O 9º Encontro da Jornada de Integração Legislativa foi marcado por intenso debate entre técnicos da Assembleia Legislativa e vereadores da região. O consultor legislativo Carlos Eduardo Lula proferiu palestra com o tema: “O Poder Legislativo Municipal e os Desafios do Devido Processo Legislativo”.

Na explanação ele mostrou o caminho que se deve seguir para elaboração de leis, observando as regras do processo dispostas na Constituição Federal. De acordo com Lula e com base em dados é alto o índice de Leis Estaduais levadas ao Supremo e consideradas inconstitucionais por vício de iniciativa. É preciso levar em conta a competência de cada esfera de Poder ‑ municipal, estadual e federal.

O segundo palestrante, Bráulio Martins, diretor da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, discerniu sobre Regimento Interno, Órgãos e etapas do Processo Legislativo. “Ou seja, ele comentou sobre todas as regras e normas que disciplinam os trabalhos das Casas Legislativas, a atuação do Parlamentar e da Mesa Diretora”.

Cynthia Mota, diretora de Finanças da Assembleia, falou sobre o “Repasse do Poder Executivo para as Câmaras Municipais”. Desde a composição da receita para base de cálculo do repasse às câmaras municipais passando pelo subsídio dos vereadores e membros da Mesa até os limites que o Poder Legislativo deve respeitar na execução anual da despesa para controle da despesa com pessoal.

PROPOSTAS

À exemplo do que acontece ao final de cada Encontro, o presidente Arnaldo Melo destacou que os debates vem mostrando algumas necessidades das câmaras municipais.

A criação de um Colegiado de Presidentes de Câmaras Municipais é uma das propostas que segundo Melo, otimizará os trabalhos legislativos. “A Assembleia já tem uma parceria com o Tribunal de Contas do Estado para dar todo o suporte”, argumentou.

Outra sugestão foi a criação da frente parlamentar em defesa dos direitos e proteção que já teve o aval da procuradora-geral, Regina Rocha. “O Ministério Público já se dispôs a colaborar com a proposta”.

Outra consideração diz respeito a recuperação das bacias hidrográficas do Maranhão. “O Estado possui 12 bacias hidrográficas que merecem nossa atenção. No segundo semestre a Assembleia vai acionar os vereadores para essa discussão”.

Um núcleo de Apoio aos vereadores, também, foi criado na Assembleia Legislativa com a finalidade de dá suporte aos parlamentares do interior maranhense.

Vereadores dos municípios de Arame, Barra do Corda, Fernando Falcão, Grajaú, Itaipava do Grajaú e Jenipapo dos Vieiras prestigiaram a Jornada de Integração Legislativa, promovida pela Assembleia Legislativa do Maranhão.

Amanhã a Jornada continua no município de Presidente Dutra e deverá reunir vereadores de 16 municípios. São eles Capinzal do Norte; Dom Pedro; Fortuna; Gonçalves Dias; Governador Archer; Governador Eugênio Barros; Governador Luiz Rocha; Graça Aranha; Joselândia; Presidente Dutra; Santa Filomena do Maranhão; Santo Antônio dos Lopes; São Domingos do Maranhão; São José dos Basílios; Senador Alexandre Costa e Tuntum.

Por: Assembleia Legislativado Maranhão
Fotos: Francisco Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário