17 maio, 2013

Secretaria de Agricultura, Aquicultura e Pesca de Barra do Corda inicia monitoramento de lavouras e projetos para integração e gestão ao SEAF (Seguro da Agricultura Familiar)

A Secretaria de Agricultura de Barra do Corda iniciou nesta quinta-feira (16.05.2013) o programa de monitoramento de lavouras e projetos agrícolas para integração dos mesmos na gestão e ações do SEAF.

O programa SEAF é baseado dirigido exclusivamente aos produtores familiares que contratam financiamento de custeio agrícola no Pronaf, o Seguro da Agricultura Familiar (SEAF). O SEAF foi instituído no âmbito do Proagro é atende a reivindicação histórica do agricultor, “Produzir com segurança e com relativa garantia de renda” Dessa forma o programa não se limitar a cobrir todo o valor financiado, o seguro garante 65 % da receita liquida esperada pelo empreendimento financiado.

O SEAF funciona como seguro, segundo o Secretário de Agricultura Jonaton Junior “O agricultor precisa observar cuidados básicos, como lavoura, adubação, controle de pragas, doenças e plantas daninhas, como também deve se comprometer em utilizar tecnologias adequadas para a cultura e ter cuidados com o manejo e o meio ambiente”.

Para ter utilidade, certificação e formação do SEAF, o MDA desde 2009, exigem as comprovações de perda, que só podem ser realizadas por profissional aprovado em exame de certificação e que tenha curso de formação ministrado por entidade autorizada pelo Banco Central, conforme manual de Crédito Rural.

O programa ainda trata de zoneamento agrícola e monitoramento climático, tendo os mesmos como ferramenta para a gestão de riscos tanto para agricultores quanto para as seguradoras. Fornecendo dessa forma indicações das melhores épocas de plantio para as culturas de forma a minimizar os riscos de perdas por eventos climáticos.

Segundo informações do SECMAAP, o município de Barra do corda, já deu inicio a um diagnostico agrícola que servirá como ponto de estruturação para estabelecimento e funcionamento real do zoneamento agrícola, através de mapeamento de riscos do território, em nível municipal, definindo datas de plantio mais adequadas para as culturas, e desenvolvendo outras ações que servirão de melhoria para a agricultura familiar de nosso município.

O trabalho já iniciou e parte do levantamento e analise do histórico de dados diários do clima, considerando também, a capacidade de retenção de água do solo e a sensibilidade das culturas estabelecidas em nossa região.

A Secretaria de Agricultura conta com inúmeros parceiros no desenvolvimento como tais atividades, projetos e ações, entre os mesmos, SEBRAE, SENAR, STTRBC, IFMA, CONAB, Banco do Nordeste e outros, considerando que iniciativa para o SEAF, como o cadastramento, tem como exigências primeiramente, o usuário deve registrar-se no sistema SEAF Cultivares, cadastrar sua entidade, inserindo informações que garantam idoneidade, entre outras ações. Após analise e aprovação da entidade por uma comissão da SAF/MDA, o cadastro é valido e a entidade passa a cadastrar as cultivares com as quais desenvolve trabalhos, informando as características básicas e a região de adaptação de cada cultivar.

Entre as culturas enquadradas a SECMAAP informa: Abacaxi, Amendoim, Arroz, Banana, Cana de açúcar, Laranja, Limão, Tangerina, Coco, Feijão, Gergelim, Mamão, Mamona, Mandioca, manga, Maracujá, Melancia, Milho, Soja, cultura consorciadas, desde que a cultura principal tenha indicativo no zoneamento agrícola, culturas irrigadas.

Um comentário: