15 maio, 2020

Como evitar o contágio da Covid-19 pelos olhos

Dr. Cesar Vilar

O olho, assim como as mucosas do nariz e da boca, é porta de entrada para o novo coronavírus e, portanto, merece  todo cuidado para não se transformar em mais uma via de contágio da covid-19. A conjuntiva é uma mucosa permeável, por onde o vírus penetra até atingir a corrente sanguínea. O maior risco se dá pelo contato direto com as mãos. O hábito de coçar ou esfregar os olhos com os dedos é extremamente perigoso, e não apenas nesta época de pandemia, mas principalmente agora. Sempre que for manusear os olhos por algum motivo, é fundamental fazer antes a completa higienização das mãos.

O oftalmologista César Vilar esclarece que o vírus também está presente na lágrima, mas em quantidade muito pequena. Segundo ele, o risco maior encontra-se mesmo nas mãos. Por isso, até quem usa óculos, que poderiam ser considerados uma proteção natural por causa da barreira criada com as lentes, deve ter extremo cuidado com o contato manual. O médico explica que se a pessoa toca constantemente nos óculos com os dedos, em vez de proteger, eles acabam se tornando mais um foco de contaminação. Nesse caso, as lentes de contato até protegem mais porque quem as usa não costuma levar os dedos tantas vezes aos olhos.

Outra recomendação que o Dr. Cesar Vilar faz questão de dar para quem usa óculos é lavar as lentes com água e sabão - até mesmo o detergente de lavar louças pode ser usado - toda vez que chegar em casa. Mas nada de passar álcool 70 ou álcool em gel porque esses produtos podem danificar a lente. Algumas ópticas vendem uma substância própria para limpeza dos óculos, mas, na falta dela, a água e sabão resolvem perfeitamente.

Para as mulheres, há ainda uma outra preocupação relacionada ao uso de maquiagem nos olhos. O ideal seria não usar qualquer produto que pudesse agredir os olhos, mas como é difícil convencer o público feminino a abrir mão desses cosméticos, o médico recomenda o uso de produtos antialérgicos. “ É bom evitar rímel e maquiagens muito pesadas para não causarem irritação nos olhos”, orienta. E diz que o maior problema são os cílios postiços porque acumulam sujeira. Dr. Cesar explica ainda que antes de retirar a maquiagem é preciso fazer a completa higienização das mãos.

Durante a pandemia, o mundo aprendeu a proteger o nariz e a boca com as máscaras, mas ainda há muito a aprender com o cuidado com os olhos.   

Por Cláudia Brandão

Nenhum comentário:

Postar um comentário