27 maio, 2020

URGENTE: PF cumpre mandados de busca e apreensão em investigação do STF sobre fake news

Estão sendo cumpridos 29 mandados de busca e apreensão na investigação, que é presidida pelo ministro Alexandre de Moraes. Rio de Janeiro é um dos alvos dos policiais

  

A Polícia Federal (PF) cumpre, na manhã desta quarta-feira (27), mandados de busca e apreensão no inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre fake news.

Estão sendo cumpridos 29 mandados de busca e apreensão na investigação, que é presidida pelo ministro Alexandre de Moraes. A investigação tem como alvo deputados bolsonaristas e aliados do presidente Jair Bolsonaro e investiga também os filhos do presidente, Carlos e Eduardo Bolsonaro, que fazem parte da milícia virtual de propagação de fake news.

Continue lendo... 

As ordens judiciais estão sendo cumpridas no Distrito Federal, no Rio de Janeiro, em São Paulo, no Mato Grosso, no Paraná e em Santa Catarina.

Investigação

A investigação foi aberta no dia 14 de março de 2019, por portaria assinada pelo presidente do Supremo, ministro Dias Toffoli, e trata de ameaças, ofensas e fake news disseminadas contra integrantes da Corte e seus familiares. As apurações já atingiram ao menos 12 pessoas, entre deputados federais, estaduais e empresários bolsonaristas. 

Alexandre de Moraes, determinou nesta terça-feira (26) que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, se explique em até cinco dias à Polícia Federal sobre os ataques feitos à Corte em desdobramento da investigação.

No fatídico vídeo da reunião ministerial de abril divulgado na última semana, Weintraub chama os ministros do STF de “vagabundos” e diz que os colocaria na cadeia.

De acordo com Moraes, a atitude do ministro da Educação, “revela-se gravíssima, pois, não só atinge a honorabilidade e constituiu ameaça ilegal à segurança dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, como também reveste-se de claro intuito de lesar a independência do Poder Judiciário e a manutenção do Estado de Direito”.  

Revista Fórum

Nenhum comentário:

Postar um comentário