22 outubro, 2019

Artigo de João Baptista Herkenhoff - Ulysses e a Cidadania

Por iniciativa da Fundação Ulysses Guimarães tive a oportunidade de debater a respeito deste tema: Para onde a cidadania quer levar o país?

Para discorrer sobre cidadania, numa instituição que tem o nome de Ulysses Guimarães, não seria possível iniciar a fala senão reportando-me a seu patrono, um paradigma das lutas cidadãs.

Ulysses combateu a ditadura instaurada no Brasil em 31 de março de 1964 e desempenhou papel decisivo na redemocratização do Brasil.

Ao declarar que a Constituição de 1988 tinha sido promulgada pela Assembleia Nacional Constituinte, o gigante Ulysses, com a Carta Magna erguida nas mãos, num gesto cívico, adjetivou o documento: Constituição cidadã.

Mas tudo isso é história e para os jovens até parece pré-história nestes tempos em que o ontem é esquecido e somente o hoje tem significado.

Entretanto é preciso que se diga com todas as forças da alma: um povo que não conhece o passado não tem futuro.

São muito expressivas e dignas de aplausos as passeatas que condenam a corrupção, que exigem segurança, saúde e educação, que protestam contra os desvios éticos. 

As classes dominantes desencorajam as lutas coletivas.

Com frequência, os líderes das lutas coletivas são perseguidos, presos e até mesmo assassinados.

O povo tem de aprender a vencer seus desafios com as próprias forças.

Mesmo que o ambiente envolvente seja adverso, mesmo que a luta coletiva não seja valorizada e enaltecida, é a união que faz a força.

Assusta-me que algumas vozes distorçam os justíssimos reclamos e advoguem o retorno da ditadura.

Assusta-me também que uns poucos maculem o protesto democrático com atos de vandalismo e destruição do patrimônio histórico.

Lembre-se, sobretudo aos jovens, que os atos institucionais que decretaram o regime ditatorial apresentaram, como justificativa para a supressão das garantias, a defesa dos valores democráticos.

Entretanto, com as ressalvas admitidas para que vigorasse, em nossa Pátria, uma liberdade apenas relativa, o que vimos, a partir de primeiro de abril de 1964, foi a prática da tortura nos porões do regime, o assassinato de opositores, o silenciamento dos grandes líderes e os abusos de toda ordem.

Respondi à pergunta formulada pelos organizadores do conclave referido no início deste texto.

A cidadania quer levar o país à Justiça Social, a uma melhor distribuição da renda,
    a uma educação pública de excelente qualidade,
   à efetivação da saúde como direito de todos,
  à infância e adolescência protegidas, cuidadas como tesouro mais precioso que o ouro e a prata, como disse o Papa Francisco.

Juiz de Direito aposentado (ES), Professor, Escritor e colaborador do Blog Barradocordanews.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário