14 outubro, 2019

Artigo do governador: Nossas crianças, cuidados que geram esperança

Resultado de imagem para Artigo do governador: Nossas crianças, cuidados que geram esperança 

Artigo do governador Flávio Dino

Nesta semana, adotamos medidas muito especiais por ocasião do Dia das Crianças, comemorado neste dia 12 de outubro. Um conjunto de programas que reforçam a nossa convicção de que uma sociedade só é autenticamente desenvolvida quando cuida de suas crianças. Desde o início de nossa gestão, é evidente a nossa priorização de ações transformadoras para as novas gerações, em todas as áreas.

Em alusão ao Dia da Menina, data instituída pela ONU, a Júlia Rebeca, de 16 anos, assumiu simbolicamente o cargo de governadora por um dia. Uma representação importante que, em ações por todo o mundo, reforça a luta por igualdade. Foi ao lado da Júlia que lancei o Plano Estadual para Primeira Infância, um acervo de ações intersetoriais destinadas à defesa e promoção de direitos das crianças de zero a seis anos de idade, firmado como compromisso entre o Governo do Estado, diversos agentes públicos e a sociedade civil organizada.

O Plano reforça nossa atuação com foco na primeira infância por meio de programas como os que já estão em execução no Maranhão. Na ocasião, reforçamos a nova fase do programa Maranhão Solidário, com aumento da cota do ICMS doado para instituições que desenvolvem projetos sociais. O valor repassado às 63 entidades beneficiadas passou de 2% para 10% do ICMS dos cupons fiscais depositados nas urnas dos estabelecimentos participantes. Todos podem doar.

Também com foco em nossas crianças, lançamos o inédito projeto “Bom de Bola”, que levará oportunidade de formação esportiva a cerca de 8 mil meninos e meninas, matriculados em escolas da rede pública. Serão instaladas 100 escolinhas de futebol em dezenas de municípios de todas as regiões do Estado. E, para fortalecer o esporte como transformação de futuros, em breve lançaremos o Bolsa Atleta Estadual.

Estes e diversos outros programas planejados com foco na garantia de direitos das nossas crianças comprovam o nosso compromisso de dias melhores ao nosso Estado. Por meio do programa Escola Digna, por exemplo, já construímos ou reformamos quase 1.000 escolas, e distribuímos fardamentos escolares. O Cheque Cesta Básica Gestante incentiva o acompanhamento médico durante a gravidez e auxilia as gestantes de baixa renda do Maranhão, com repasses de até R$ 900. Já por meio do Programa Ninar, oferecemos assistência especializada às crianças com problemas de neurodesenvolvimento e suas famílias. E criamos diversos espaços de lazer para a criançada, pois já executamos mais de 20 praças e parques ambientais em diversas regiões do Maranhão, a exemplo do Parque do Rangedor e das grandes praças de Brejo e Colinas, entre muitas outras.

Reconheço nas crianças a força de um Maranhão transformado, com mais respeito, direitos garantidos, oportunidades e justiça social para esta e para as próximas gerações. E almejo que o mesmo ocorra no Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário