26 outubro, 2019

Banco do Nordeste lança plano de ação para fortalecer bovinocultura de corte no Maranhão

Visualização da imagem

São Luís, 25 de outubro de 2019 – O Banco do Nordeste lançou o Plano de Ação Territorial (PAT) para a atividade de bovinocultura de corte na região centro sul do Maranhão. A iniciativa faz parte do Programa Banco do Nordeste de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) com a finalidade de articular ações interinstitucionais, a partir de um Comitê Gestor Territorial, para atuação direta em fatores que permitam estruturação e melhores resultados na cadeia produtiva da atividade rural. O lançamento do Plano de Ação aconteceu nessa quinta-feira, 24, em Barra do Corda.
O PAT vai alcançar, inicialmente, produtores rurais que atuam na pecuária de corte nos municípios de Barra do Corda e Jenipapo dos Vieiras, tendo em vista a identificação do potencial de desenvolvimento sustentável da atividade, porém com necessidade de estruturação da cadeia produtiva, capacitação e assistência técnica rural, bem como intervenção para qualificação genética dos animais. 

“O Território Centro Sul Maranhense tem elevada vocação produtiva para a atividade pecuária, especialmente de corte, que é a base econômica de milhares de famílias. Por isso, enquanto instituição de fomento e desenvolvimento, o Banco do Nordeste identificou a necessidade de apoiar  a atividade, a fim de proporcionar melhorias em toda a cadeia produtiva, desde o manejo até a comercialização. Esse será o papel do Prodeter Banco do Nordeste na região”, explicou o superintendente estadual do BNB, Hailton Fortes.

 Visualização da imagem
As ações do Plano Territorial serão construídas a partir da junção de esforços do Comitê Gestor Territorial, composto por todos os órgãos envolvidos na cadeia produtiva, bem como instituições de fomento, de pesquisa e da sociedade civil organizada, como Sebrae, Senar, universidades, Prefeituras, Câmaras Municipais, secretarias de Estado e Municipais, Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural (Agerp), Sindicatos, entre outros.

Também participaram do evento de lançamento do PAT, o prefeito de Barra do Corda, Eric Costa, o gerente estadual de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste, Mauro Nascimento, o representante da Área de Políticas de Desenvolvimento do BNB, Carlos Alberto Pinto, os membros do Comitê Gestor Territorial, vereadores, secretários municipais de Barra do Corda, lideranças e produtores rurais da região.

O PAT do Território Centro Sul Maranhense terá duração de cinco anos, período em que serão desenvolvidas ações interinstitucionais que viabilizem inclusão de maior tecnologia na cadeia produtiva, capacitação técnica e em gestão aos produtores rurais, integração com outras cadeias produtivas, otimização na liberação de licenças ambientais, maior qualificação do produto para comercialização e ampliação da rentabilidade da atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário