quarta-feira, 3 de junho de 2015

Sebrae no Maranhão premia vencedores do PSJ



Premiação que valoriza os trabalhos jornalísticos sobre os pequenos negócios teve três classificados maranhenses para a etapa nacional: Ribamar Cunha, Maurício Araya e Sebastião Borges Júnior


São Luís – No Dia da Imprensa, 1º de junho, o Sebrae no Maranhão reuniu os profissionais da área em São Luís para premiar os vencedores da etapa estadual do 7º Prêmio Sebrae de Jornalismo.  Dos 12 trabalhos maranhenses inscritos na premiação, referente ao ano de 2014, três foram classificados.

Receberam o troféu e o certificado os profissionais Ribamar Cunha, do Jornal O Estado o Maranhão, na categoria Jornalismo Impresso; Maurício Araya, do Portal I.Mirante, na categoria Webjornalismo e Sebastião Borges Júnior, da Rádio Universidade FM, na categoria Radiojornalismo.

Os vencedores da etapa estadual do PSJ garantiram uma vaga para concorrer ao prêmio nacional, no valor de R$ 15 mil por categoria. Os trabalhos premiados nacionalmente podem, ainda, receber o Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo, levando mais R$ 15 mil. A premiação nacional está agendada para o próximo dia 10 de junho, na sede do Sebrae Nacional, em Brasília.

Outra premiação espacial do PSJ é o Jornalista Parceiro do Empreendedor, homenagem feita a profissionais da imprensa que em 2014 se destacaram no incentivo da pauta sobre pequenos negócios no país.

“Para o Sebrae no Maranhão os profissionais da imprensa são de grande importância, pois divulgam as ações da instituição referentes ao apoio e desenvolvimento dos pequenos negócios no estado. Além disso, eles são peças fundamentais que ajudam a despertar e fortalecer a cultura empreendedora no Maranhão, através de reportagens nos mais diversos canais de comunicação. Por este motivo, estamos estreitando ainda mais o relacionamento com os profissionais da imprensa, para que continuemos a ser referência em pequenos negócios no estado e, consequentemente, fonte  de novos trabalhos jornalísticos quanto à temática”, destaca o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins. 

Números da 7ª edição
No total, a sétima edição do PSJ registrou 1.302 trabalhos inscritos, nas categorias de  Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo, Webjornalismo e Imagem Jornalística (fotografia e reportagem cinematográfica).  Os profissionais das regiões Sudeste, Nordeste e Centro-oeste foram os que mais pautaram temas do empreendedorismo, com 477, 371 e 221 trabalhos, respectivamente. Na região Sul, 165 trabalhos estiveram na disputa, e no Norte, 105.

Quase 38% dos trabalhos inscritos foram de jornais e revistas que participaram na categoria de Jornalismo Impresso. As categorias de Telejornalismo, Webjornalismo e Radiojornalismo receberam 292, 290 e 113 inscrições, respectivamente. A premiação de Imagem Jornalística foi disputada por 119 profissionais, entre fotógrafos e cinegrafistas.

O Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) é um concurso jornalístico instituído pelo Sebrae Nacional, com a curadoria e promoção da Revista e Portal Imprensa, para premiar as melhores matérias veiculadas na imprensa brasileira sobre os pequenos negócios.

VENCEDORES ESTADUAIS POR CATEGORIA

Jornalismo Impresso
Trabalho: “Mais pessoas estão empreendendo por verem oportunidades no MA”
Veículo: Jornal O Estado do Maranhão
Autor: Ribamar Cunha
Fotógrafo: Biné Morais


Radiojornalismo
Trabalho: “Empreender para desenvolver : a história do vendedor de peixes que se tornou que se tornou dono de uma das mais importantes redes de supermercados do Maranhão”
Veículo: Rádio Universidade FM
Autor: Sebastião Borges Júnior

Webjornalismo
Trabalho: “Franquias apostam em novos públicos e segmentos”
Veículo: Imirante.com
Autor: Maurício Araya

Nenhum comentário:

Postar um comentário