15 junho, 2015

Deputado Léo Cunha articula ações para fortalecimento do setor produtivo


O deputado estadual Léo Cunha (PSC) se reuniu na tarde de sexta-feira (12). com o vice-governador do Estado, Carlos Brandão, no Palácio Henrique de La Rocque. Na oportunidade, o parlamentar coordenou a entrega do documento em que propõe medidas de incentivo à cadeia produtiva do agronegócio maranhense. Léo Cunha estava acompanhado de um grupo de produtores rurais e empresários da região centro-sul do Maranhão.

Também estavam presentes, o secretário de Estado de Meio Ambiente, Marcelo Coelho, e o secretário de Indústria e Comércio, Simplício Araújo. O propósito da reunião foi para encontrar soluções para as problemáticas enfrentadas pelo setor produtivo maranhense em busca de soluções de desenvolvimento para a região com o intuito de gerar emprego e renda para as famílias.

O MATOPIBA, espinha dorsal em relação à logística de escoamento da produção de estados como Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, foi oficialmente instituída pelo Governo Federal, levando em conta o TEGRAN, projeto estruturante do governo estadual que visa transformar o porto do Itaqui em referência nacional em exportação.

De acordo com Léo Cunha, o acréscimo dos canais de fomento tem o propósito de visar investimentos e benefícios para a produção agrícola e classe média rural. “Sugerimos uma série de propostas com a finalidade de obter do Governo ações que incentivem ainda mais as cadeias produtivas que envolvem o agronegócio maranhense”, explicou.

Carlos Brandão foi enfático ao afirmar que os processos serão conduzidos à luz da legislação. Ele explicou que a importância da interligação do agronegócio com demais cadeias produtivas servirão para que o estado se desenvolva de forma conjunta.

O secretário Marcelo Coelho completou: “Temos o compromisso de agir conforme a lei da transparência, da informação. Isso implica em dizer que estamos lidando com uma legislação até certo momento engessada e sob os olhos do Ministério Público. Se promovermos algo ilegal, seremos punidos”.

Na ocasião, também foi debatido sobre o fim da barreira comercial que proíbe a comercialização de produtos florestais maranhenses em outros estados e a viabilização do “Espaço Empreendedor Rural” em Grajaú. No final da reunião, o deputado Léo Cunha entregou ao vice-governador um documento com todas as demandas e assinado por todos, para serem avaliadas em conjunto com o governador Flávio Dino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário