26 agosto, 2019

Flávio Dino entrega obra de infraestrutura aguardada há décadas e inaugura Escola Digna em Barra do Corda

A obra era um sonho antigo da população e vai beneficiar mais de 5 mil pessoas (Foto: Karlos Geromy)
Um problema histórico de infraestrutura no município de Barra do Corda foi sanado na manhã deste sábado, 24, com a entrega da obra de drenagem e pavimentação da rua Rio Purus, via que liga os bairros Trizidela e Araticum (Juá). A obra era um sonho antigo da população e vai beneficiar mais de 5 mil pessoas da região, que agora contam com uma rua trafegável, onde antes existia apenas mato e erosões.

O governador Flávio Dino aproveitou a solenidade de entrega da obra na Purus para conceder títulos de terra a dois moradores, em reconhecimento a propriedade plena da terra aos agricultores que a ocupam.

A obra de drenagem e pavimentação da rua Rio Purus compreende uma extensão de 500 metros lineares com drenagem dupla. São duas sessões de tubulação que garantirão melhor escoamento da água e o fim dos alagamentos durante o período chuvoso.

Além da melhoria na qualidade de vida da população, a obra também representa um investimento de R$ 3 milhões no âmbito do programa Mais Asfalto.

Dona Maria do Socorro tem um comércio na rua Rio Purus e elogiou a obra de saneamento. “Hoje está melhor porque não tem perigo de acidentes. E a gente só tem a agradecer, porque os fregueses se sentem mais à vontade”, destacou a comerciante.

A obra realiza um sonho da população barracordense (Foto: Karlos Geromy)
Dona Celestina da Conceição tem 84 anos e passou dois anos sem poder morar na própria casa na rua Rio Purus. Ela tem dificuldades de locomoção e o terreno irregular atrapalhava ainda mais o translado da idosa. A filha de dona Celestina, Maria Antônia, decidiu sair da casa com sua mãe e só agora elas puderam voltar.

“Nós passávamos aqui em uma ponte velha. Eu passei dois anos fora daqui para cuidar da minha mãe, porque aqui não entrava carro e ela era doente. Mas agora eu voltei para minha casa, graças a Deus”, comemorou Maria Antônia.

Flávio Dino recebeu o título de cidadão barracordense pelo compromisso de sua gestão com a justiça social (Foto: Karlos Geromy)
Na ocasião, Flávio Dino recebeu o título de cidadão barracordense e ressaltou que a obra é fruto do compromisso de sua gestão com a justiça social.

“Fizemos uma obra de saneamento e drenagem aguardada há algumas décadas na região do Rio Purus, levando dignidade a famílias, idosos e pessoas que não conseguiam sair das suas casas, possibilitando com isso a chegada de serviços públicos. Tudo isso é possível com muita seriedade, muito compromisso com o social”, frisou o governador.

Escola Digna

A unidade educacional em Esperantina integra o conjunto de ações do programa Escola Digna (Foto: Karlos Geromy)
Também em Barra do Corda, o governador Flávio Dino inaugurou mais uma Escola Digna, dessa vez no povoado de Esperantina, que substitui uma estrutura inadequada que havia na região.

A unidade escolar entregue em Esperantina possui duas salas de aula com capacidade para atender com dignidade 36 alunos de 20 residências da localidade.

Orçada em mais de R$ 379 mil, a unidade educacional em Esperantina integra o conjunto de ações do programa Escola Digna, que em pouco mais de quatro anos e meio já entregou mais de 800 escolas, construídas, reconstruídas ou reformadas, em todas as regiões do Maranhão.

Ednan Lopes tem 8 anos e estudava no antigo casebre onde eram ministradas aulas em Esperantina. Na antiga escola, os banheiros funcionavam sem saneamento básico e em instalações improvisadas de madeira.

“A cantina, as cadeiras e o banheiro eram de madeira. Eu tô adorando essa escola nova. Ela é mais confortável e aconchegante. É uma ajuda muito grande”, afirmou Ednan.

“O programa Escola Digna chegou ao povoado Esperantina e eu tô muito feliz de ver a alegria das crianças, a emoção dos professores e da gestora escolar. Nós sabemos que uma escola como essa significa uma mudança real na vida de hoje e na vida de amanhã, no futuro, na perspectiva de vida, projeto de vida desses meninos e meninas que passam a ter melhores condições de sonhar e realizar seus sonhos”, avalia o governador.

As entregas em Barra do Corda fazem parte da agenda de inaugurações do governador Flávio Dino neste fim de semana, que ainda no sábado inaugura obra de pavimentação asfáltica em Sítio Novo e Amarante, além de um Centro Mais Esporte no município de João Lisboa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário