21 agosto, 2019

Iema abre inscrições para mais de 3 mil vagas de cursos profissionalizantes

Resultado de imagem para iema barra do corda
Com o intuito de contribuir com a profissionalização e o acesso de jovens e adultos ao mercado de trabalho, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por intermédio do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), lançou edital para oferta de Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC’s) e oficinas de capacitação. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até a próxima quinta-feira (22), nas Unidades Vocacionais do Iema e nos locais informados no Anexo I do edital. Após a inscrição, os candidatos deverão confirmar a sua matrícula, no período de 23 a 26 de agosto.

Ao todo, estão sendo ofertadas 3.315 vagas, distribuídas em 94 turmas, nos municípios de Açailândia, Barra do Corda, Caxias, Codó, Coroatá, Imperatriz, Pinheiro, São Luís e São Mateus. Das vagas ofertadas, 05 vagas por curso serão destinadas a jovens e adultos trabalhadores e trabalhadoras egressos(as) do trabalho escravo, visando, além da geração de emprego e renda, a reinserção social por meio da qualificação profissional.

Para as vagas, em conformidade com os critérios específicos dos cursos e oficinas, poderão se inscrever candidatos oriundos de escolas públicas, bem como de instituições privadas, comunitárias, confessionais e filantrópicas, mantidas por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. A carga horária dos cursos FIC’s e das oficinas variam entre 80 a 200 horas.

Estão sendo ofertados cursos de Corte e Costura, Inglês Intermediário, Eletricista Predial, Instalação e Manutenção de Ar Condicionado, Cabeleireiro, Operador de Caixa de Supermercado, Aproveitamento Integral dos Alimentos, Jardinagem, Informática Básica, Tecnologia de Cosmético, Gastronomia Regional, Estética, Mecânica de Motocicleta, Reparo e Manutenção de Celular, entre outros.

O edital está disponível no site da Seduc: www.educacao.ma.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário