domingo, 1 de outubro de 2017

Câmara Municipal realiza Audiência Pública para tratar sobre falhas no serviço de energia elétrica em Barra do Corda


Os Problemas constantes e inúmeras reclamações de moradores sobre o fornecimento de energia e a falta de iluminação em Barra do Corda foram pautas de uma audiência pública realizada na quarta-feira (27), na Câmara Municipal. 

A reunião para debate desse assunto de grande relevância foi proposta do vereador Paulim Bandeira que através de requerimento encaminhado à mesa diretora da casa legislativa sugerindo da mesma,  a realização de tal evento para tratar do tema.

As falhas no serviço foram discutidas no plenário, que contou com a presença do representante legal da regional da Cemar, promotor de justiça, superintendente regional, prefeito, vereadores e secretários. A iluminação pública que é de competência da prefeitura também foi debatida.

Moradores do bairro Altamira reclamam das sucessivas quedas de energia no período da noite. A Cemar, providenciou nos últimos dias corrigir a pane que comprometeu o fornecimento, mas ainda há muito a ser feito. 
Durante a audiência, o representante da fornecedora informou que a responsabilidade pela queda de energia na cidade de Barra do Corda é da Cemar.

“Alguns casos da falta de energia ocorre por problemas nos transformadores, outros casos se dão por conta dos cabos não resistirem o suficiente a alta temperatura que atinge toda a região central. Teve alguns pontos na Altamira onde havia constante queda de energia e que já solucionamos a situação, mas iremos fazer o trabalho para o restabelecimento normal. Quanto a iluminação pública, essa é de responsabilidade da prefeitura municipal, onde a Cemar é apenas o agente arrecadador, onde recebemos pelo nosso serviço prestado e repassamos a outra parte para o município", reforçou. 

Em se tratando da iluminação pública, o prefeito Eric Costa relatou que nos primeiros meses deste ano foram colocadas algo em torno de 600 lâmpadas de Led em vários bairros da cidade. O setor de iluminação pública do município está trabalhando para poder atender a grande demanda, pois muitas lâmpadas que foram colocadas, já no dia seguinte estavam queimadas, será analisado se essas últimas lâmpadas eram ideal ou se o problema seja de reatores, podendo também ser a própria queda de energia. Lembrando que em se tratando de iluminação pública, nos últimos meses a prefeitura teve despesas ultrapassando o valor arrecadado.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Gil Lopes (SDD), destacou que a audiência se fez necessária por conta das inúmeras reclamações de cidadãos em função das consequentes quedas de energia.  Gil espera que a Cemar possa solucionar o problema que é de sua competência.

Apesar de poucas pessoas da comunidade terem participado da audiência, o vereador Paulim Bandeira bem lembrou que os nove vereadores presentes representavam mais de onze mil pessoas que no geral os elegeram como seus legítimos representantes e que ali estavam defendendo os interesses de todos.

Professor Jaile interrogou o Sr. Rivaldo sobre a questões de transformadores das escolas que apresentam problemas. O represente da Cemar informou que existe um certo limite de consumo de kw de energia pode ser de competência da empresa prestadora do serviço, fora esse limite, fica a cargo do município ou do estado. Um levantamento será feito para aferir a capacidade. Rivaldo deixou claro que aquilo que for de competência da Cemar será melhorado o quanto antes, pois é de interesse da empresa garantir a melhoria e uma boa qualidade de serviço oferecido.

Todos os pontos abordados na audiência foram bem recebidos pela Cemar que se colocou à disposição para colaborar e garantir um serviço que atenda a população.

Participaram da audiência pública o representante da Cemar Rivaldo, prefeito Eric Costa, promotor de justiça Edilson Santa, Superintendente de Articulação Regional Leocádio Cunha, Gerente do BNB Nataniel, presidente do legislativo Gil Lopes, vereadores Alcenor Nunes, Gemilson Ribeiro, Elias do INSS, Nem do Swan, Paulim Bandeira, Eleldo, professor Jaile, Cananeia, Graça do Ivan e Raimundo da Rodoviária, secretários do município e pessoas da comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário