Mais de 200 mil estudantes da rede estadual de ensino participarão do 3º
‘Simuladão Mais Ideb’, que acontece nesta terça-feira (3), nos 217
municípios. O simulado é mais uma ação integrante do Plano Mais Ideb e
tem por objetivo fazer uma avaliação diagnóstica para levantamento das
aprendizagens devolvidas e consolidadas pelos estudantes da rede de
ensino.
Contemplado no eixo ‘Acompanhamento Pedagógico do Rendimento’, o simulado avalia as habilidades de leitura, interpretação textual e resolução de problemas com base na Matriz de Referência de Língua Portuguesa e Matemática para todas as séries, ao mesmo tempo que prepara os estudantes para o Enem.
As provas serão realizadas em todas as escolas de Ensino Médio da rede estadual nos 217 municípios maranhenses e a perspectiva é envolver aproximadamente 290 mil estudantes das três séries do Ensino Médio Regular.
A aplicação do ‘Simulado Mais Ideb’ terá uma dinâmica similar à Prova Brasil. Os cadernos de provas estão divididos em quatro blocos, sendo os dois primeiros de Matemática e os demais de Língua Portuguesa. Cada bloco contém 10 questões e o estudante terá um tempo de 2 horas e 40 minutos para responder as provas, sendo que o tempo destinado à resolução de cada bloco será de 30 minutos, seguidos de mais 10 para marcação do caderno de resposta.
Assim como nos demais simulados, o 3º Simuladão Mais Ideb valerá nota para os estudantes e o resultado será apresentado na forma de boletim de desempenho estadual e por regional com a indicação dos percentuais de acerto por item/habilidade para reflexão e definição de uso pedagógico adequado ao resultado encontrado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário