terça-feira, 3 de outubro de 2017

"Minha filha perguntou se nunca iria estudar numa escola construída", diz pai de aluna em Monção

A pergunta da filha do pastor Ozeias Nunes da Silva foi respondida nesta terça-feira (3) com a entrega da nova Escola Municipal São Pedro pelo Governo do Maranhão, por meio do Programa Escola Digna, no povoado Vila da Paz, em Monção.

Também foi entregue neste dia a Escola Municipal São Jorge no povoado Capinzal, em Turilândia, totalizando um investimento de cerca de R$ 800 mil na construção das duas escolas.

Em Vila da Paz, os 44 alunos do infantil ao 5° do Ensino Fundamental tiveram a última aula na antiga escola improvisada na tarde dessa segunda (2). O professor Mauro Henrique Costa estava ansioso para iniciar suas atividades na escola digna. "Nossa situação era crítica, complicada. Estamos dando graças a Deus por ter saído dessa escola. Estávamos contando os dias para que as aulas pudessem começar na escola nova", disse.

"Mesmo quando vieram fazer o levantamento para a construção a gente ainda não acreditava; quando chegou o material vimos que era de verdade. A comunidade agradece muito o governador Flávio Dino", contou o presidente da Associação de Moradores de Vila da Paz, Antônio Cícero.

A prefeita de Monção, Cláudia Silva destacou a parceria com o Governo para desenvolver a educação do município. "Com certeza contribuirá para a qualidade da educação de Monção. Queremos agradecer de coração esse presente maravilhoso que o governador Flávio Dino nos proporcionou”.

A EM São Pedro possui duas amplas salas de aula, pátio, quatro banheiros, cozinha e secretaria. Foi entregue à comunidade totalmente equipada. Ainda em Monção, há outra escola digna em fase de conclusão no povoado Centro Velho. Na cidade também foi iniciada a reforma geral do Centro de Ensino Getúlio Vargas. 

Capinzal de Santo Antônio

Um futuro com mais dignidade na educação também chegou aos estudantes do povoado Capinzal de Santo Antônio, a 15 quilômetros da sede de Turilândia, onde o Governo entregou a segunda escola digna do dia, ainda na terça-feira. 

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, o secretário da Casa Civil, Marcelo Tavares, e a secretária adjunta de Obras da pasta de Infraestrutura, Leonara Godin, foram recebidos com festa pela população, com direito a apresentação de banda de fanfarra. 

"Esse é mais um dia que o Governo Flávio Dino marca positivamente a vida de comunidades maranhenses e a história da educação do Maranhão. Estamos fechando a nossa agenda de hoje com duas escolas dignas entregues, cumprindo o compromisso do governador”, disse Felipe Camarão. 

“Mais que isso, estamos fazendo a grande obra educacional desse Governo que é garantir aos nossos jovens, adolescentes e crianças melhores condições de aprendizado, mais autoestima e cidadania. Nada nos deixa mais felizes que ver o brilho nos olhos dos estudantes e dos seus pais. Esse é o compromisso do governador Flávio Dino", pontuou Camarão.

No povoado vivem 24 famílias que durante quase 20 anos viram seus filhos estudando em escolas improvisadas de taipa com banheiros de palha. "Eu trabalhava nessa escola há cinco anos e junto com os alunos enfrentamos muitas dificuldades, por conta da estrutura da escola”, destacou Amélia Froz, gestora da escola. 

“Antes de mim, outros professores trabalharam em outra escola ainda pior que essa. Hoje é o dia mais feliz da nossa vida, porque fomos premiados com uma escola digna, de qualidade. Nós só temos a agradecer ao governador Flávio Dino, ao secretário Felipe Camarão e ao prefeito Alberto Magno, que fez a parceria com o Governo", afirmou. 

A nova escola, agora, é um prédio de alvenaria com duas salas de aula, banheiros, cantina, pátio e secretaria. A escola digna vai abrigar mais de 24 estudantes da comunidade e de povoados vizinhos matriculados no ensino fundamental.

"Foi tipo um sonho porque a gente esperava mas não tinha certeza. Hoje, a gente tá tendo a certeza, porque a gente tá vendo. Estou feliz porque meus filhos agora têm uma escola boa. Na escola antiga eles não sabiam se olhavam para o caderno ou se olhavam para o teto com medo de cair. Agora eles só vão prestar atenção para o caderno. Então a gente só tem a agradecer", disse Domingas Brito, que tem filhos matriculados na escola e já pensa em voltar a estudar.

"A gente contava as horas pra ver essa escola pronta. A gente 'tudinho' se envolveu na obra. Porque a gente precisava muito dessa escola. E de todo coração a gente quer agradecer ao nosso governador Flávio Dino, o secretário Felipe e o prefeito Alberto, que também se interessou. Só a gente sabe o tamanho da nossa felicidade", disse, emocionada, Neucilene de Jesus Pereira, mãe de três estudantes.

Junto com a escola, a comunidade ganhou um poço artesiano que vai abastecer as moradias. Grande transformação na vida de quem mora no local e sempre esperou por isso. "Eu mesmo não tinha água em casa, era no cacimbão e seca todo verão. Agora vai ter água direto. A gente ainda precisa de muita coisa, mas, essa escola e esse poço já são um grande benefício. A gente agradece muito ao governador", enfatizou Nanô de Capinzal, um dos moradores mais antigos do povoado. 

Outras duas escolas estão sendo construídas em Turilândia, nos povoados 8 mil e Turimirim.

Incentivo ao esporte
 
O Governo deu a largada para proporcionar um ambiente mais digno à prática esportiva em Cajari, com a assinatura da Ordem de Serviço para reforma e adequação da quadra poliesportiva do município. 

A iniciativa foi aprovada pela população, como conta o jovem Kaliel Viegas Lima, de 12 anos. "Acho muito bom, porque jovens como eu poderão usufruir deste espaço para praticar esportes e podem sair das ruas", disse.

Para recuperar e ampliar o equipamento, serão investidos aproximadamente R$ 500 mil, recursos do tesouro estadual. "Mais uma ação do Governo para melhorar a qualidade de vida da população de Cajari, é uma quadra com academia da saúde que melhorará a urbanização do município e beneficiará os jovens”, destacou o secretário da Casa Civil, Marcelo Tavares.

“Uma ação muito importante como todas as outras que estão sendo desenvolvidas aqui, dentro do Plano Mais IDH, que engloba obras na área da educação, infraestrutura, saúde, entre tantas outras", disse Tavares, que representou o governador Flávio Dino durante a assinatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário