09 dezembro, 2013

Encontro debate perspectivas de geração de renda para quebradeiras de coco

O “ BabaçuTec” foi promovido pela Embrapa e reuniu quebradeiras de coco e órgãos estatuais e federais que debateram alternativas para agregar mais valor a cadeia produtiva do Babaçu.

BABACUTEC 

A Embrapa Cocais, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realizou na última semana o 3º Fórum BabaçuTec, em São Luís-MA. O evento, reuniu representantes das quebradeiras de coco e de extrativistas, comunidades que tiram sua renda do babaçu.

O principal objetivo do encontro foi discutir temas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e Transferência de Tecnologia (TT) para a cadeia de valor do babaçu, e foi organizado através de uma parceria entra a Diretoria de Transferência de Tecnologia da Embrapa (DTT) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).“O objetivo foi aprofundar o debate com este segmento específico da sociedade, colocando a Embrapa como instituição pronta para ouvir e procurar, de forma participativa, atender às demandas dessas comunidades”, disse o coordenador do fórum, Marcelo Cavallari.

Durante o evento houve palestras e apresentações de representantes da Embrapa, do Governo do Estado do Maranhão e do Governo Federal, dando subsídios às discussões com as quebradeiras de coco.Abrindo as palestras dos convidados, o presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp-MA), Jorge Fortes, ressaltou a importância do fortalecimento da assistência técnica no Estado. “Existe no Maranhão um grande número de instituições que trabalham com Assistência Técnica (Ater), mas é necessário que a rede seja fortalecida enquanto instrumento de promoção da melhoria da qualidade de vida para os agricultores familiares”, afirmou Fortes.

Maranhão da Gente

Nenhum comentário:

Postar um comentário