03 dezembro, 2013

Valéria Macedo defende instalação urgente de DPCA em Imperatriz

A deputada Valéria Macedo (PDT), reiterando pedido feito ao governo do Estado para que instale em Imperatriz um Complexo de Proteção à Criança e ao Adolescente – CPCA -, destacou na sessão desta segunda-feira (2) a necessidade urgente da medida, visto que lá existe apenas uma delegacia que cuida dos casos envolvendo as violações dos direitos das mulheres, dos idosos e das crianças.

Esse pedido - fruto de uma indicação da parlamentar – foi motivado quando da realização da CPI da Mulher, realizada em Imperatriz, onde foi constatado que apesar dos esforços de uma única delegacia, o Estado não consegue dar respostas à demanda dos casos de mulheres, dos idosos e, principalmente, dos casos de violências contra as crianças e adolescentes. Valéria Macêdo também fez uma Indicação no mesmo sentido para Açailândia, cidade onde também os crimes contra menores e adolescentes crescem todos os dias.

Valéria Macedo disse que apesar da relevância do seu pedido, até o momento, não obtive resposta positiva do Governo do Estado sobre a questão que não é “apenas uma reivindicação minha, mas de todos os deputados da região  e também da sociedade de Açailândia, Imperatriz e de toda a Região Tocantina”, disse a parlamentar.

MOBILIZAÇÃO

Valéria Macedo destacou ainda matéria veiculada em um matutino que traz informações sobre a mobilização feita em prol de crianças e adolescentes do Tocantins, que foi liderada pelo juiz da Vara da Infância, Delvan Tavares, representantes do Ministério Público, Poder Judiciário, vereadores, conselheiros tutelares e outros seguimentos da sociedade que participaram de uma passeata pelas ruas do centro de Imperatriz para cobrar a criação da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente.

Na ocasião, segundo o jornal, a Promotora de Justiça, Rachel Chaves, disse que ajuizaria uma Ação Civil Pública contra o Estado para a criação da DPCA. Durante a passeata, a coordenadora do CREAS, Jocilene Reis de Oliveira, informou que, segundo levantamento interno de sua pasta, o índice de casos de violência contra o público infanto-juvenil aumentou muito: de janeiro a outubro deste ano foram registrados 198 casos.  Em solenidade de comemoração ao Dia Nacional dos Conselheiros Tutelares, representantes dos conselheiros tutelares também fizeram uma manifestação nas ruas de Imperatriz destacando a urgente instalação da delegacia ou do CPCA.

Ao finalizar Valéria Macêdo pediu o apoio dos seus colegas para que pleiteiam junto ao governo do Estado  pois “assim estaremos contribuindo significativamente para reduzir e combater a violência na nossa região”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário