05 dezembro, 2013

Raimundo Cutrim requer limpeza imediata do rio Paciência


O deputado Raimundo Cutrim (PC do B) defendeu, nesta quinta-feira (5), a imediata limpeza das margens e leito do rio Paciência, em São Luís, especialmente em áreas habitadas, a exemplo da  Rua Epitácio Cafeteira, localizada no bairro Jardim São Cristovão. Para tanto, ele apresentou indicação à Mesa Diretora da Assembleia, no sentido de que seja encaminhado ofício ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC).

O Rio Paciência, num passado recente, era considerado um dos rios mais importantes da bacia hidrográfica da Grande Ilha, abrangendo os municípios de São Luís e Paço do Lumiar, com nascente próxima ao campus da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e se estendendo por mais de 20 km.

“As cidades brasileiras sofreram um acelerado processo de uso e ocupação do solo. Nas últimas décadas, sua utilização passou de rural para urbano, ocorrendo modificações rápidas e variadas que não permitiram que houvesse a recuperação normal da natureza. Muitas vezes, essas alterações são irreversíveis. Sendo assim, o processo de urbanização provocou inúmeros impactos no ambiente, alterando sua característica. No Maranhão, especialmente em São Luís, observa-se que as Bacias Hidrográficas estão sendo sufocadas pela artificialização (casas, pontes, estradas e etc)”, argumentou Cutrim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário