06 dezembro, 2013

Distúrbio da mucosa oral e gengival

O blog Barradocordanews.com tem a honra de receber a Dra. Débora Costa, nossa colaboradora com importantes dicas de saúde. Seja bem-vinda!

Falando de Saúde, com Dra. 
Débora de Melo Rocha da Costa


Distúrbio da mucosa oral e gengival:
  A Afta, ou estomatite aftosa, patologia que se caracteriza por ulcerações rasas, dolorosas que aparecem na mucosa bucal, nas gengivas e embaixo da língua, são ovais, geralmente brancas,com bordas vermelhas edemaciadas e medem aproximadamente 1cm de diâmetro.

Causas:desconhecida, não se sabe exatamente, entretanto alguns fatores isolados ou em conjunto podem contribuir.
Fatores de risco:traumatismo local, hereditariedade, sistema imunológico debilitado, carência de vitamina B12, doenças inflamatórias do sistema  digestivo e até o estresse emocional pode ser responsável pelo aparecimento das aftas.

Incidência: mais freqüente nas mulheres.

Idade:acomete qualquer idade, geralmente mais, durante a segunda década, persistindo até a vida adulta e tornando-se menos freqüente com o avanço da idade.

Manifestações clinicas (sintomas):surgem ardor ou queimação, precedendo a ulceração. Dor no local e se forem múltiplas aftas, pode ser difícil engolir até alimentos líquidos.

Eventualmente, podem aparecer linfadenopatia cervical dolorosa (gânglios no pescoço), cansaço e febre.

Diagnóstico:exame clinico

Tratamento: geralmente cicatrizam sozinhas dentro de duas semanas, se houver dor ou dificuldade para engolir, usa-se bochechos com medicamentos anti-inflamatórios e analgésico, anestésicos tópicos, alguns casos antibióticos e medicamentos que reduzem a acidez do estômago.

Algumas medidas simples também podem ajudar; como quebrar pequenos pedaços de gelo e deixá-lo dissolver na boca, evitar alimentos ácidos, e escovar os dentes suavemente.

Orientações importantes:

Procure um médico nas seguintes situações;

Aftas grandes, recorrentes, durarem mais de três semanas para cicatrizar, muito dolorosas, com presença de lesões nos lábios.
 
Dra. Débora de Melo Rocha da Costa
Especialista em Doenças do Aparelho Digestivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário