23 setembro, 2012

Escola Estadual de Barra do Corda participa de Olimpíada Nacional de História

 

O Centro de Ensino Arlindo Ferreira de Lucena, escola da rede estadual, localizada no município de Barra do Corda, é umas das escolas brasileiras participantes da 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, patrocinada pela Universidade Federal de Campinas (Unicamp). Mais de 50 mil estudantes de 1.029 municípios estão inscritos para a quarta edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil.

A olimpíada visa aproximar os alunos a partir do 7º ano do ensino fundamental e do ensino médio dos procedimentos do campo de atuação do historiador. Durante o concurso, os alunos do CE Arlindo Ferreira de Lucena serão orientados pelo professor de História, Luiz Carlos Rodrigues da Silva.

De acordo com as gestoras da escola, Libania Carvalho de Sousa e Osmarina Lima Pacheco, mais do que avaliar os conhecimentos adquiridos na vida escolar dos estudantes, a olimpíada visa proporcionar uma verdadeira oportunidade de aprendizagem. "Acreditamos que a iniciativa cientifica cativará no aluno a capacidade de investigar, numa inquietação intelectual em busca do conhecimento", destacaram as gestoras.

As provas da Olimpíada Nacional em História do Brasil oferecem um compêndio intelectual significativo de documentos históricos, permitindo uma ampla discussão acerca da compreensão dos jovens sobre a História do Brasil de forma ativa e multidisciplinar.

A olimpíada terá seis fases. As cinco primeiras, com uma semana de duração cada uma, serão realizadas pela internet. A última etapa, presencial, está marcada para 20 de outubro, no campus da Unicamp, e será seguida da cerimônia de premiação, com a entrega de 300 medalhas de ouro, prata e bronze, no ginásio da universidade.

Durante as fases realizadas pela internet, as equipes participantes, compostas por três estudantes e um professor orientador, devem analisar documentos e outras fontes primeiras da história - fotos e textos - para resolver questões de múltipla escolha. A metodologia permite aos estudantes e professores trabalhar como historiadores. A fase final é constituída de questão dissertativa.  
 
Ascom/Seduc

Nenhum comentário:

Postar um comentário