11 dezembro, 2015

Governo realiza atendimento em parceria com a Justiça Federal em Barra do Corda


O Governo do Estado iniciou na tarde da última segunda-feira (07) o atendimento para emissão de documentação básica em Barra do Corda, por meio do Viva Cidadão. A ação ocorre junto à segunda etapa do Juizado Especial Federal Itinerante, atividade promovida pela Justiça Federal, com o apoio da Prefeitura Municipal de Barra do Corda. Para esta atividade, são previstas a realização de mais de seis mil audiências até o dia 18 de dezembro.
 
Durante este período, além das audiências, serão oferecidos diversos serviços à comunidade, em especial às pessoas idosas, população de baixa renda, deficientes físicos e pessoas debilitadas.
 
Na oportunidade o Viva Cidadão realizará atendimento para emissão de documentos como Carteira de Identidade (RG), emissão de Certidão de Antecedentes Criminais, inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF) e demais serviços do Balcão do Cidadão, que incluem emissão de boletim de ocorrência, consultas (NIT, PIS/PASEP, bolsa família), inscrições em concursos e outros serviços online. O atendimento está sendo realizado no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barra do Corda, localizado na Avenida Eliéser Moreira, nº 08, bairro Incra.
 
Outros atendimentos
 
Também nesta semana as Unidades de Atendimento Móveis do Viva Cidadão estão atendendo a população de Bacabal, até sábado (13) durante a Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec), no Centro Franciscano de Animação Missionária.
 
Em Chapadinha, até o atendimento será realizado até o dia 15 na Escola Otávio Vieira Passos, como parte da programação do Programa Mais Cultura e Turismo, com prestação de serviços voltada prioritariamente para comunidades rurais, quilombolas e ciganos.
 
Em Belágua, o atendimento foi iniciado na última terça-feira (08) e vai até a próxima terça (15), na Prefeitura Municipal. No sábado, o atendimento será intensificado em função da participação na programação das ações do Programa Movimento Solidário, promovido pela Federação Nacional Das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (FENAI).
 
O objetivo é promover ações para o desenvolvimento de Belágua, envolvendo prestação de serviços de emissão de documentação, palestras sobre segurança alimentar, atendimento médico e atividades lúdicas para incentivo à leitura.
 
Rota da Cidadania
 
O atendimento itinerante do Viva Cidadão é uma ação do Programa Rota da Cidadania, que tem como objetivo oferecer serviços públicos em regiões onde não há unidades fixas e onde há algum impedimento de deslocamento dos usuários, como é o caso das unidades prisionais.
 
A ação do Viva Cidadão é feita ainda por meio de parceria com outros órgão estaduais, federais e ainda com entidades da sociedade civil. Na gestão do Governador Flávio Dino, a prioridade são os municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), fortalecendo a cidadania, por meio do acesso a documentação básica, e promovendo desenvolvimento social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário