09 dezembro, 2015

Eleição para gestor escolar no Maranhão acontecerá nesta quinta (10)

O seletivo democrático para a função de gestão escolar das unidades de ensino da rede pública estadual no Maranhão acontece na próxima quinta-feira (10), das 8h às 17h (em escolas que funcionam nos turnos matutino e vespertino) e das 8hs às 20hs (unidades de ensino que funcionam nos três turnos), envolvendo cerca de 400 mil pessoas entre pais, profissionais da escola e estudantes.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), pretende referendar a importância da liderança comunitária do gestor escolar, envolvendo a comunidade escolar (professores, funcionários, alunos e pais de alunos) na consulta. “Com as eleições nas escolas, o Governo abre mão de um poder e coloca-o nas mãos da comunidade. Estamos partilhando o poder para exercê-lo melhor”, enfatizou o governador Flávio Dino.


Regulamentado pelo Decreto Nº 30.619, de 02 de janeiro de 2015, o processo seletivo para a função de gestor escolar ocorreu durante todo o ano de forma organizada e tranquila nas 19 Unidades Regionais de Educação (UREs) do estado.

A secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres, destacou a mobilização das UREs. “O processo transcorreu com uma ampla discussão nas escolas e regionais. Cada etapa do processo foi satisfatória, com intervenções e colaborações daqueles que trabalharão para a construção de uma escola verdadeiramente democrática”, assegurou.


Na Regional de Educação de Barra do Corda  a eleição vem seguindo todas as etapas tranquilamente.  A gestora Eva Lúcia Nunes pontuou que “O processo de eleição para gestão escolar vem  seguindo todos os  critérios  com transparência e  responsabilidade,  será um marco na história da educação do Maranhão e não tenho dúvidas que alterará significativamente a qualidade da educação em nosso Estado”, disse.

A Comissão da URE/Barra do Corda realizou formação com candidatos e comissões escolares de Barra do Corda, Jenipapo dos Vieiras, Itaipava do Grajaú, Fernando Falcão, Tuntum, Grajaú, Arame e Sítio Novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário