20 dezembro, 2015

Um exemplo de gestor público: afastado do cargo por acusação de compra de votos, prefeito presta contas e entrega chaves da prefeitura ao sucessor

Para tamanha atitude, o prefeito em exercício, solicitou junto aos seus secretários, que fossem catalogados os bens adquiridos em sua gestão para elaboração de relatórios, entregues ao prefeito Josemar Teixeira.
 
 
No momento em que o Brasil é devassado por conta da corrupção desenfreada e muitos ‘homens públicos’ são desmascarados e levados à cadeia, por acusação de desvios do erário, convém destacar o feito do prefeito de São Miguel da Baixa Grande, município com apenas 19 anos de criado, no Piauí.
 
Afastado do cargo por acusação de abuso de poder econômico para se eleger, Afonso Damásio, de uma família tradicional de empresários piauienses, resolveu inovar: ao contrário de muitos gestores afastados, que saqueiam municípios antes de deixar o cargo, ele decidiu mostrar que está deixando a prefeitura saneada, sem problemas financeiros, e entregou as chaves ao sucessor.

O ato de passagem do cargo foi por volta de 7h da manhã de sexta-feira (18), quando a equipe de transição do governo Afonso Damásio já aguardava na sede da Prefeitura para entregar o poder executivo ao novo prefeito por determinação do TRE / PI.
 
Para tamanha atitude, o prefeito em exercício, solicitou junto aos seus secretários, que fossem catalogados os bens adquiridos em sua gestão para elaboração de relatórios, entregues ao prefeito Josemar Teixeira.

Na oportunidade Afonso, fez questão de receber o prefeito e entregar-lhe as chaves do palácio município, juntamente com as chaves de todos os veículos e os relatórios com previsão de investimentos e valores presente em conta da Prefeitura.

Afonso entrega o município totalmente adimplente, sem nenhum débito com o INSS, Eletrobrás, Agespisa e Secretaria de Fazenda, dentre outros.
 
Danilo Damásio da Silva, sobrinho do agora ex-prefeito, elogiou a atitude do tio que, para ele, agiu como um homem honrado e civilizado.

“Com a entrega das chaves da prefeitura de São Miguel da Baixa Grande para o novo prefeito, o ex-prefeito Afonso Damásio (meu tio) encerrou sua jornada de homem público e, a meu ver, entrou para a história como um cidadão honrado e civilizado”, escreveu Danilo.

Confira o que escreveu Danilo Damásio em sua página no facebook:
 
“A chave da elegância
 
Com a entrega das chaves da prefeitura de São Miguel da Baixa Grande para o novo prefeito, o ex-prefeito Afonso Damasio (meu tio) encerrou sua jornada de homem público e, a meu ver, entrou para a história como um cidadão honrado e civilizado.

Cassado pelo TRE que entendeu que meu pai teria usado de seus recursos para elegê-lo (são irmãos), o prefeito cassado (Afonso) mandou lavar e revisar os carros do município e esperou o novo prefeito na porta da prefeitura fazendo questão de mostrar pessoalmente ao novo gestor todos os bens e recursos que estava deixando.
 
Elaborou um quadro comparativo que apresentou a perfeita saúde financeira do município, que não possui dívidas e ainda mais de 2,5 milhões em caixa. Muito dinheiro, em se tratando de um dos municípios mais pobres do Piauí, diferentemente da situação de inadimplência que vivia o município no primeiro dia de seu mandato.

Não fiquei feliz quando meu tio se elegeu prefeito. Mas hoje, depois de um processo que terminou em sua cassação, me orgulho deste homem.

Segundo a Bíblia, sobre o céu e a terra a tempo pra tudo. Pra plantar, pra colher, pra nascer, pra crescer.... Mas para mim, a decência de um homem deve acompanhá-lo a todo tempo e a todo lugar. Do começo ao fim da vida!”
 

 
Gilberto Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário