15 agosto, 2012

Eric Costa lidera disputa em Barra do Corda, com 47,3%, revela pesquisa Escutec

O candidato da coligação “Unidos pela Liberdade” está à frente de Carlito Santos, Chinês e Antônio Soares


Ronaldo Rocha
Da editoria de Política, O Estado do Maranhão

O candidato da coligação "Unidos pela Liberdade" a prefeito de Barra do Corda, Éric Costa (PSC), é o primeiro em intenções de votos, com 47,3% de preferência, revela pesquisa Escutec/O Estado, divulgada ontem. Segundo colocado na pesquisa, Carlito Santos (PTdoB), da coligação "Unidos pela Vitória", tem 38,7% de intenções de votos. 

Ele está à frente de Francisco Santos, o Chinês (PCB), e de Antônio Soares (PT), que disputa as eleições pela coligação "Sem Medo de Ser Feliz". O levantamento foi feito entre os dias 10 e 12 deste mês, e registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA00081/2012. A pesquisa ouviu 300 pessoas e tem margem de erro de 5% para mais ou para menos.
Chinês tem 0,7% de preferência do eleitorado, mas há em desfavor de sua candidatura a impugnação de seu registro. Com o pedido indeferido, ele recorreu ao pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão, que ainda não apreciou o recurso.
Já Antônio Soares aparece no quesito com apenas 0,3% de intenções de votos. Não responderam ou não souberam por quem opinar 13% dos entrevistados.
Na resposta espontânea, de preferência por candidatos, Éric Costa aparece com 46,3% de intenções, contra 37% de Carlito Santos; 0,3% de Antônio Soares e 0,3% de Chinês. Na espontânea, 16% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.
O quesito rejeição é favorável ao candidato Antônio Soares, que aparece com apenas 2,3% de indicações. Chinês tem 3,3%;Éric Costa 24,7% e Carlito Santos é o mais rejeitado, com 38,3% de indicações.
Não souberam responder ou não quiseram opinar 25% dos consultados. Ao todo, 6,3% das pessoas afirmaram que não votarão em nenhum dos candidatos em disputa.
A pesquisa também quis saber como a população avalia as atuais administrações federal, estadual e municipal. O prefeito Nenzim tem 64,7% de aprovação. A governadora Roseana Sarney 61% de aprovação, e a presidente Dilma, 89%.
Do total de entrevistados, 152 são do sexo masculino e 148 do sexo feminino. A maior parte tem entre 35 e 49 anos de idade. Em relação ao grau de instrução, 41% declararam ter cursado somente até a 4ª série do ensino fundamental. Somente 4% cursaram ou estão cursando o ensino superior. A pesquisa ouviu 220 pessoas da zona urbana e 80 pessoas da zona rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário