19 agosto, 2012

O Maranhão e o Ideb

John Cutrim 
 
Todos os sonhos de progresso e desenvolvimento de um povo, nos tempos pós-modernos, estão vinculados a uma educação de qualidade. Qualquer administrador saberá disso, a partir mesmo de sua formação política.
Mesmo assim, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, no Maranhão, (Ideb) permanece bem abaixo da meta estipulada pelo Ministério da Educação. Aliás, o Maranhão se inclui entre os quatro estados que alcançaram os piores índices no ensino fundamental e no ensino médio.
O rendimento escolar, no caso, é medido pelas taxas de aprovação, reprovação e abandono e isso significa que o Maranhão ainda não conseguiu instituir uma proposta pedagógica viável; significa que as escolas públicas e muitas particulares ainda seguem um modelo retrógrado de ensino, incapaz de atender à demanda crescente de alunos num Estado de quase 7 milhões de habitantes.
A pedagogia moderna exige que estudantes carentes sejam atendidos em escolas de tempo integral que respondam às suas necessidades básicas, como o direito a três refeições diárias e projetos e programas que garantam a permanência na escola.
A escola em tempo integral, aonde foi instituída, tem servido como alternativa para os índices de evasão, de repetência e distorção da idade/série. E, como conseqüência comprovada, para redução dos índices de violência.
No Maranhão, há um oásis em meio a esse deserto de educação de péssima qualidade. Uma escola em tempo integral, o Liceu Ribamarense I, projetada pelo então prefeito de São José Ribamar, hoje Chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Luis Fernando Silva alcançou a nota 6.8 e teve o melhor desempenho do Ideb entre as instituições de ensino público do Maranhão.
Também as escolas Liceu Ribamarense II e Escola Municipal São José de Ribamar alcançaram notas superiores a média nacional. E os salários dos professores, nessas escolas, vão de R$ 3.275,00 a R$ 6.000,00, o que implica em valorização real do Magistério.
Não há, portanto, o que discutir. Trata-se, aqui, do fato de que os recursos da educação foram realmente aplicados na educação e de que entre tantos municípios houve um gestor definitivamente preocupado com os destinos de sua gente e com o progresso e o desenvolvimento que só podem ser alcançados através da educação.

Continue lendo aqui, no GI Portal

Nenhum comentário:

Postar um comentário