05 junho, 2019

BARRA DO CORDA | População do Território Guajajaras define prioridades para o Orçamento Participativo


A cidade de Barra do Corda sediou a Escuta Territorial da Região Guajajaras, evento realizado nesta terça-feira (4), no auditório do IEMA. Com grande participação da população muito bem representada pelo poder público e sociedade civil, o amplo debate definiu quatro propostas prioritárias para o território (Barra do Corda, Fernando Falcão e Jenipapo dos Vieiras), do Orçamento do governo estadual para 2020. 


O secretário de Estado de Relações Institucionais, Enos Ferreira, destacou a atenção do Governador Flávio Dino em ouvir a população de cada território para que posteriormente as ações sejam executadas, apesar do momento difícil que o país vem enfrentando e que atinge estados e municípios "Todos nós somos sabedores do atual cenário de crise que vive o Brasil. Mesmo assim, com poucos recursos o governo do Maranhão vem procurando atender aquilo que de fato é prioridade para os povos de cada região. Essa escuta é de suma importância porque é um esforço e compromisso do governador Flávio que permite vocês apontarem aqui as demandas necessárias para aplicação de recursos públicos do Estado, dentro do Orçamento Participativo", disse


Os quatro grupos de trabalho foram divididos por eixos temáticos  com o propósito de debater e eleger as prioridades para a região. Ao final foram eleitas as seguintes propostas:                                             

1 – Implantação de um Centro de Hemodiálise em Barra do Corda.

2 –  Garantir a continuidade das ações de valorização do servidor, a partir da realização de concursos públicos e garantir  a efetivação dos aprovados, promoções, progressões funcionais e formação continuada, visando  a expansão qualificada dos servidores públicos.

3 – Universalização da política de assistência técnica e extensão rural - ATER; da pesquisa e desenvolvimento - P e D, e de defesa agropecuária - DA,  de forma gradual e em regime de colaboração com os municípios, a fim de garanti-los em todas as etapas das cadeias produtivas e dos arranjos produtivos locais.

4 – Expandir o Programa Mais Asfalto voltado para a  construção e a melhoria das rodovias e vias urbanas, inclusive nos povoados do território Guajajaras, tornando obrigatório na implantação, o passeio público padronizado.para melhoria da infraestrutura de ruas dos bairros e povoados dos municípios do território.


Presentes da audiência, o secretário de Estado de Relações Institucionais, Enos Ferreira; secretário adjunto da Sedihpop, José Almeida; assessora especial do Governador, Virginia Andrade; (Seplan) Raphaela Sereno; promotor público, Edílson Santana; defensor público, Fernando; superintendente regional, Leocádio Cunha e assessores; gestor regional do INCRA, José Lino; presidente da câmara municipal de Barra do Corda, Gil Lopes; secretário municipal de educação, Odair Maciel; secretário municipal  de Indústria, comércio e turismo, Joanício Amorim; gestor regional da Aged, Nilberto Castilho, gestora regional da Agerp, Miria Oliveira; gestor da UEMA/Barra do Corda, professor Joel; diretora-geral do Campus do IFMA/Barra do Corda, Marinete Moura; presidente do IDEPRO, Charles; gestora do IEMA, Josilene Duarte; comandante do 5º BPM, Major Héldio; presidente do sindicato regional dos Agentes Comunitários de Saúde, Antonio Maria; conselheiros tutelares; comunidades indígenas de Barra do Corda e Jenipapo dos Vieiras, estudantes; professores; servidores públicos e demais pessoas das comunidades.

As Escutas Territoriais é de iniciativa do Governo do Maranhão, coordenadas pelas equipes da Secretaria de Estado Direitos Humanos e Secretaria de Planejamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário