30 junho, 2019

Em um mês, Maranhão ganha mais 20 Escolas Dignas

Para a educação maranhense, o mês de junho foi marcado pela entrega acelerada de Escolas Dignas no Estado. Foram 20 unidades construídas, reconstruídas ou reformadas. É uma média de duas escolas a cada três dias.
Alunos de escola entregue em Codó (Foto: Divulgação)
As entregas foram tanto em grandes cidades como São Luís como em povoados mais isolados, como o Taboca, em São João do Sóter.

“Não é apenas uma escola inaugurada em nosso município. Não são paredes que separam salas de aula, onde professores ministram conteúdos de suas disciplinas às crianças, são ações que rompem barreiras, levam educação e dignidade ao povo”, disse a professora Arlete Cantanhede, da Escola Municipal Deus é Amor.

O antigo colégio funcionava em uma pequena sala feita de taipa e coberta de palha, chão batido e sem banheiro. Agora, tem duas salas de aula, quatro banheiros, cozinha, sala para gestor e professores, pátio central, poço artesiano, rede de distribuição de água, redes elétrica e hidráulica, entre outros espaços.

Acessibilidade
Escola Sotero dos Reis, em São Luís (Foto: Divulgação)
As novas escolas também garantem direitos que antes eram negados aos alunos. “Estou muito feliz pela escola ser adaptada para ela. Tem rampas, tudo que ela necessita para se locomover. Ela se sente muito feliz aqui na escola por isso. Também porque fica bem perto de casa e ela vem e volta de cadeiras de rodas”, disse Raimunda Martins, mãe de uma estudante do novo Centro de Ensino João Batista Machado, em Codó.

A escola fica num residencial de famílias de baixa renda. Tem rampas, banheiros adaptados, seis salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, sala de estudo, secretaria, diretoria, sala de professores e cozinha com área de serviço.

Para o secretário de Estado da Educação, “essa escola tem uma dimensão importante, preparar as crianças para o futuro. É por isso que a educação é prioridade para o governador Flávio Dino”.

Cidades

As 20 escolas foram entregues nas cidades de Godofredo Viana, São Luís, Viana, São João dos Patos, Santa Filomena, São Benedito do Rio Preto, Pedro do Rosário, Bom Lugar, São Luís Gonzaga, Turilândia, Barreirinhas, Santa Quitéria, Cajari, Mirador, Jenipapo dos Vieiras, São João do Sóter, Guimarães e Codó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário