27 junho, 2019

GOVERNO DO MARANHÃO: Aldeia que só tinha colégio de palha recebe Escola Digna. Veja a diferença

Antes e depois da escola indígena em Jenipapo dos Vieiras
A espera por uma Escola Digna terminou hoje (27) para os pequenos estudantes da Aldeia Canafístola, em Jenipapo dos Vieiras, onde o Governo do Maranhão entregou a nova Escola Indígena Monte Plano.

Antes da nova escola, os mais de 40 estudantes assistiam aulas em um casebre de madeira e palha, improvisado na aldeia. Agora, o novo prédio escolar funcionará nos turnos matutino e vespertino, atendendo às aulas da Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

“Acredito que a educação vá ficar melhor daqui ‘pra’ frente, os alunos vão ter mais disponibilidade para estudar, que eles tinham o sonho de estudar em um prédio escolar, pois a gente estudava em uma casinha de palha, no sol. A gente está muito feliz, meu sonho era ver uma escola aqui e agradeço muito ao governo por ele ter contribuído nessa comunidade”, declarou Dilma Maria Pereira de Araújo, professora da E. I. Monte Plano há mais de 10 anos.

Escola Digna entregue na Aldeia Canafístola, em Jenipapo dos Vieiras (Foto: João Aroucha)
As mais de dez famílias da Aldeia Canafístola também foram beneficiadas com um poço artesiano que abastecerá toda a comunidade. “A gente ‘tá’ feliz, que estão entregando essa escola aqui que nós não tínhamos. Desde 2004 sofremos por uma escola aqui, mas agora conseguimos essa escola através do Governo que está ajudando a gente. E junto da escola chegou a água também. Estamos muito felizes!”, afirmou o cacique da Canafístola, Jorge Guajajara.

Representando o Governo do Estado durante a entrega da nova unidade escolar, o secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, reforçou que a entrega de mais uma Escola Digna em aldeia indígena expressa três importantes compromissos do Governo Flávio Dino.

“Primeiro com a criança e com a infância, em situações de crise econômica a primeira preocupação que nós temos que ter é proteger as crianças e uma forma de proteger é garantir o acesso delas à escola, uma escola digna. Segundo, com a educação do Maranhão que é de melhoria das condições educacionais do estado, porque somente através da educação combinada com outras políticas públicas que a gente pode enfrentar as desigualdades sociais e econômicas. E terceiro, o compromisso do governador Flavio Dino com os povos indígenas, expresso no Plano Decenal de Políticas Públicas para os Povos Indígenas, que implica, dentre outras coisas, o cuidado com a educação e a preocupação de qualificar e melhorar cada vez mais a educação indígena no nosso estado”, pontuou o secretário.

O município de Jenipapo dos Vieiras faz parte do Programa Mais IDH, iniciativa do Governo Flávio Dino que busca promover a superação da extrema pobreza e das desigualdades sociais no meio urbano e rural dos 30 municípios maranhenses com menores índices de desenvolvimento humano, e a construção de escolas é um dos 23 eixos de atuação que fazem parte do Plano.

O prefeito de Jenipapo dos Vieiras, Moises de Oliveira, destaca a importância da parceria do Governo do Maranhão para a melhoria da qualidade da educação do município.

Moises de Oliveira afirmou que a parceria mudou a realidade de Jenipapo dos Vieiras, tanto a história da cidade quanto da zona rural e, especialmente, na área indígena, trazendo as Escolas Dignas. “Fomos muito agraciados pela gestão do Flávio Dino aqui em Jenipapo dos Vieiras. Essa já é a quinta Escola Digna que estamos inaugurando e temos mais ‘pra’ inaugurar, é uma forte parceria do Governo não só com as escolas, mas com outros atendimentos que o município necessitava, agradeço por essa parceria com o Governo”, concluiu o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário