23 março, 2019

ALERTA!!!!!! Rio Mearim ameaça desabrigar milhares de famílias em Pedreiras e Trizidela do Vale


Em decorrência das fortes chuvas que têm caído na região nos últimos dias, o nível do Rio Mearim chegou, na manhã desta sexta-feira (22), a 5,80m, no trecho entre Pedreiras e Trizidela do Vale.

Segundo informações, a média histórica aponta que a partir de 6,30m, as águas do Mearim começam a desabrigar várias famílias que residem em casas próximas ao rio. Portanto, o Rio Mearim está apenas a 30 centímetros de inundar casas.
Por conta desse aumento gradativo do volume das águas, a Prefeitura de Trizidela Vale se encontra em estado de alerta. Já na quinta-feira (21), o Coordenador da Defesa Civil Municipal, Otone de Sousa, e o Secretário de Segurança do Município, Chico da TV, visitaram o rio e constataram ‘in loco’ o aumento do volume.

Caso as chuvas persistam por mais tempo, as famílias terão inevitavelmente que sair de suas casas. Esse é um drama que a cada ano as famílias ribeirinhas enfrentam durante o período de inverno.
A Prefeitura de Trizidela do Vale, de forma preventiva, tem se preparado. As medidas de apoio do ano passado continuam, e novamente será montada a Central de Apoio às famílias desabrigadas, cuja finalidade é assegurar a vida da população que sofre com a cheia do Rio Mearim, promovendo ações que envolvem todas as secretarias.
A Secretaria de Assistência Social se encarregou do papel de acompanhar o cadastro das vítimas da enchente, e coordenará as mudanças e o local ao qual os desabrigados serão encaminhados. (Com informações do Carlinhos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário