23 agosto, 2018

Conheça 5 pontos que geram dúvidas sobre o resultado da pesquisa Ibope no Maranhão

IBOPE apontava vitória de Roseana, mas Jackson em 2006
Clodoaldo Corrêa – A pesquisa Ibope sobre a disputa pelo Governo do Maranhão que deve ser divulgada nesta quinta-feira (23) está cercada por elementos atípicos e que não são muito comuns entre os institutos de opinião. Veja cinco pontos que geram dúvidas sobre o levantamento:

– A pesquisa foi paga pela TV Mirante, que pertence a Roseana Sarney. Ou seja, ela encomendou uma pesquisa sobre ela mesma. É um caso em que o contratante tem interesse direto no resultado.

– O Ibope não revelou até agora quais são os municípios pesquisados. Isso só será feito após a divulgação dos dados. Não é praxe entre os principais institutos.
Ibope tirou mais de 20 pontos de Flávio Dino em 2014
– A pesquisa só vai ser finalizada no mesmo dia em que deve ser divulgada. Tabular e verificar os dados leva tempo, portanto chama atenção o fato de que haverá poucas horas para fazer isso.

– Nas últimas três eleições para o Governo do Maranhão, o Ibope errou todos os resultados. Não foi anunciada até agora nenhuma medida para corrigir a metodologia.

– O Ibope divulgou, na semana passada, um bloco de pesquisas em 11 Estados. A do Maranhão só veio uma semana depois, sem a explicação do motivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário