19 dezembro, 2017

Com mais uma entrega, Flávio Dino atinge marca de 132 ambulâncias destinadas para o fortalecimento da saúde nos municípios

 Outras 20 cidades foram contempladas com a entrega de novas ambulâncias. (Foto: Karlos Geromy)

Com nova entrega realizada nesta segunda-feira (18), em São Luís, o Maranhão chegou à marca de 132 ambulâncias doadas pelo governador Flávio Dino aos municípios somente neste ano. As ambulâncias ajudam a formar e fortalecer uma rede estadual de saúde, facilitando e realizando com segurança o transporte de pacientes.

“Estamos entregando, hoje, mais 20 ambulâncias, chegando a 132 veículos que nós estamos entregamos e cumprindo com o nosso compromisso de ter um programa permanente para ajudar os municípios. Com isso, possibilitamos que as cidades tenham uma rede de saúde mais eficiente e possam integrar os serviços municipais com os serviços do Governo do Estado”, afirmou Flávio Dino.

Com investimento de R$ 160 mil por cada unidade entregue, os novos equipamentos têm capacidade para socorro no atendimento como Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e semi-UTI, podendo se transformar em Unidade de Suporte Avançado (USA). Os veículos contam com estrutura adequada para o transporte de pacientes, e têm entre os principais itens de seu interior duas macas, duas pranchas, um umidificador, cadeira de rodas, cilindro e bala de transporte para oxigênio.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Carlos Lula, a entrega das ambulâncias faz parte da recuperação da rede de transporte sanitário do Maranhão. “Essa rede precisava ser remontada no estado, já que tínhamos uma outra realidade, com ambulâncias muita velhas e pessoas transportadas sem nenhum tipo de cuidado e correndo risco de vida”, explicou Carlos Lula.

“Num momento de crise, o Estado tinha que ajudar os municípios e assim ele fez.  É um aporte alto porque cada ambulância dessa tem maior projeção para cada município, já que elas podem virar UTI. Os municípios muito dificilmente teriam condições de fazer a compra desses veículos, então o Governo do Estado consegue comprar em grande quantidade e entregar aos municípios”, destacou o secretário.

Apoio

Antes da entrega de hoje, muitos dos 20 municípios que receberam os veículos nem sequer tinham ambulância em condições de trafegar. Como é o caso da cidade de João Lisboa. “Essa ambulância chega em um momento muito importante porque o veículo que nós temos no município é muito antigo e não consegue chegar aos povoados. Com esse novo equipamento, nós conseguiremos atender também os pacientes que estão na zona rural de João Lisboa”, disse o prefeito Jairo Madeira.

Para o prefeito de Milagres do Maranhão, Leonardo Caldas, a nova ambulância chegou para acabar com “uma espera de muitos anos que o município tinha. A população está muito ansiosa para a chegada desse veículo que vai melhorar muito a saúde no nosso município”.

Municípios

Os municípios atendidos com a nova entrega foram: Água Doce, Alto Alegre do Maranhão, Araguanã, Barão de Grajaú, Brejo de Areia, Lagoa do Mato, Conceição do Lago Açu, Guimarães, João Lisboa, Junco do MA, Lago Verde, Milagres do Maranhão, Monção, Nova Colinas, Pindaré Mirim, Presidente Médici, Santana do Maranhão, São Domingos do Azeitão, Capinzal e Satubinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário